A live para a turma inteira conta como atividade síncrona mediada? Pelo texto do Decreto nº 12.456/2025, o que decide não é o formato, é a proporção e o registro: só é síncrona mediada a aula ao vivo com no máximo 70 estudantes por docente ou mediador pedagógico e controle de frequência (art. 3º, IV). Uma transmissão para 300 alunos sem mediador por grupo e sem presença registrada é atividade síncrona, mas não mediada. Fora da regra, a escolha é pedagógica: videoconferência (todos com câmera e microfone) serve ao grupo pequeno em que o aluno precisa falar — idiomas, oratória, mentoria; transmissão ao vivo (um professor para todos, perguntas pelo chat) serve à turma grande e à aula que será reaproveitada. O decreto vale para graduação: curso livre e treinamento corporativo não estão no escopo.

Dois formatos que parecem a mesma coisa

"Aula ao vivo" virou um nome só para duas coisas que funcionam de jeitos opostos. Na videoconferência (ou webconferência) todos falam com todos: cada aluno entra numa sala e pode abrir câmera e microfone. Na transmissão ao vivo — a live — é um para muitos: o professor transmite, o aluno assiste num player e participa pelo chat.

As duas são aula síncrona, ou seja, acontecem no mesmo horário para professor e aluno. O que muda é quem aparece, quem administra a sala e o que sobra depois que a aula acaba.

O que mudaVideoconferênciaTransmissão ao vivo
Quem apareceProfessor e alunosSó o professor
Como o aluno perguntaAbre o microfone e falaEscreve no chat
Turma em que funcionaGrupo pequeno, em que todos conseguem falarTurma grande
O que fica na gravaçãoRosto, voz e nome de quem participouA aula do professor
O que o professor administraA aula e a sala: câmeras, microfones, ruído, vez de falarA aula e a fila de perguntas do chat

Nenhuma coluna é "a certa". Cada formato resolve um tamanho de turma e um tipo de aula — é isso que as próximas seções separam.

A conta dos 70 alunos

O argumento mais simples contra a sala de reunião para turma grande não é de tecnologia: é de relógio. Ele foi feito ao vivo no podcast Café & Tech, da JMV Technology, no episódio de 21 de maio de 2025 — gravado no dia seguinte à publicação do decreto:

"Quando você tem uma turma de 60, 70 alunos, o negócio perde. (…) E eu não tô falando tecnologicamente, eu tô falando administrativamente."

A conta que vem em seguida no episódio cabe numa linha. Setenta alunos, uma pergunta de 10 segundos de cada um, 50 segundos de resposta: 1 minuto por aluno, 70 minutos no total — numa aula que costuma ter 50. Antes de o professor ensinar qualquer coisa, o tempo já acabou.

Somam-se a isso os atritos que quem já deu aula em sala de reunião conhece, e que o mesmo episódio lista:

Na transmissão, a pergunta chega pelo chat e o professor escolhe quando e quais responder. O custo é outro: entre a fala e a tela do aluno existe um atraso, e vale entender por que a resposta chega atrasada e como reduzir o delay da aula ao vivo antes de prometer interação em tempo real.

Onde a videoconferência ganha (e não é pouco)

Nada disso faz da videoconferência um formato ruim. Faz dela um formato de grupo pequeno — e, nesse tamanho, ela entrega o que a transmissão não entrega.

Ferramentas de reunião como Zoom, Google Meet e Teams resolvem a sala, mas não nasceram para curso: o que falta nas ferramentas de videoconferência para quem vende ou ministra curso é justamente a gravação vinculada ao curso e o registro de presença por matrícula. Por isso faz diferença a sala estar dentro da plataforma em que o aluno já está matriculado — a escolha entre os dois formatos passa a ser pedagógica, e não de qual ferramenta você tem à mão.

A gravação: o problema que só aparece depois

A diferença que mais pesa no caixa da escola não aparece durante a aula. Aparece quando alguém pergunta: dá para usar essa gravação com a próxima turma?

Na videoconferência gravada ficam rosto, voz e nome dos alunos que participaram. O episódio de 4 de junho de 2025 dá o motivo do problema: "quando você faz uma videoconferência e grava, ali você envolve terceiros", e para deixar esse conteúdo disponível depois "você precisa de autorização desse terceiro que às vezes abriu a sua câmera ali para participar da aula". O de 21 de maio descreve o efeito prático de não poder reaproveitar: a escola acaba com "o professor dedicado", marcando uma aula ao vivo por conferência "para cada turma, explicando o mesmo conteúdo".

Na transmissão, só o professor aparece. A gravação vira aula da trilha no dia seguinte — é o ao vivo que vira aula gravada dentro da mesma área de membros.

Este artigo não é parecer jurídico. Se a sua aula por videoconferência é gravada e você pretende reutilizá-la, o caminho é ter o termo de uso de imagem para cursos online assinado por quem aparece; aquele artigo trata da base legal e traz um modelo.

O que o Decreto nº 12.456/2025 realmente diz sobre aula ao vivo

Tudo o que segue vem do texto do Decreto nº 12.456, de 19 de maio de 2025, no Planalto, lido por inteiro em 08/10/2026. Ele trata da oferta de educação a distância por instituições de educação superior em cursos de graduação (art. 1º).

O decreto separa duas coisas que o mercado costuma chamar pelo mesmo nome:

A diferença importa porque só a mediada (ou a presencial) entra na carga horária mínima que o decreto exige:

Repare que isso não é "20% ao vivo". No curso a distância, os primeiros 10% são presenciais e não podem ser cumpridos online; a aula ao vivo mediada só entra nos outros 10%.

Dois outros pontos fecham o quadro. A frequência nas atividades presenciais e síncronas mediadas é controlada "para aprovação em cada unidade curricular do curso" (art. 6º). E as instituições e os cursos já autorizados têm prazo de dois anos, contado da data de publicação, para atender ao decreto (art. 41) — ele saiu no Diário Oficial da União de 20/05/2025. As regras de transição e a aplicação ficam para ato do Ministro da Educação (arts. 41 e 42), que este artigo não analisa: confira os atos vigentes antes de fechar o seu calendário.

Uma live para 300 alunos conta como atividade síncrona mediada?

Esta é a pergunta prática de quem tem turma grande. O que segue é uma leitura do texto do decreto, não a posição do MEC: a instituição deve confirmá-la com o seu jurídico ou regulatório e com os atos do Ministério.

O decreto não escolhe a ferramenta. As palavras "videoconferência", "câmera", "chat" e "gravação" não aparecem no texto — contagem feita no Planalto em 08/10/2026: zero para as quatro. Ele não exige sala de reunião, câmera aberta nem interação por vídeo.

O que ele fixa é proporção e registro: até 70 estudantes por docente ou mediador pedagógico, com frequência controlada. Logo, pelo texto, o formato — sala ou transmissão — não é o critério. O critério é quantos estudantes cada docente ou mediador acompanha e se a presença fica registrada.

A MESMA TURMA DE 300, DOIS DESENHOS 1 · Uma aula ao vivo para os 300 Um professor, sem docente ou mediador por grupo Sem registro de quem estava presente Atividade síncrona — art. 3º, III 2 · A mesma aula, em grupos de até 70 Cada grupo com seu docente ou mediador pedagógico Frequência de cada estudante registrada Vale para sala de videoconferência ou transmissão Atividade síncrona mediada — art. 3º, IV

Leitura dos incisos III e IV do art. 3º. O decreto fala em proporção e controle de frequência; não cita ferramenta.

Uma transmissão para 300 alunos sem mediação e sem registro de presença é "atividade síncrona" (inciso III), não "síncrona mediada" (inciso IV). Com a turma dividida em grupos de até 70, cada um com o seu mediador pedagógico e com a frequência registrada, o que o inciso IV descreve está atendido.

Quem é o mediador? O art. 19 prevê mediadores pedagógicos "com formação acadêmica compatível" auxiliando o corpo docente; o art. 20 pede uma composição de docentes e mediadores "compatível com o número de estudantes matriculados na unidade curricular"; e o art. 21 separa deles os tutores, que têm "atribuições administrativas, distintas das funções de mediação pedagógica". Tutor que só tira dúvida de boleto não é o mediador do inciso IV.

Cuidado com os resumos

O decreto diz "controle de frequência" — o resto é leitura de quem resume

O FAQ da ABMES sobre o novo marco (pergunta 22) afirma que as atividades síncronas mediadas "devem ser realizadas por meio de tecnologias digitais que permitam registro, controle de frequência e rastreabilidade". É uma leitura setorial razoável, mas a palavra "rastreabilidade" não está no decreto.

O mesmo FAQ resume o teto como "70 estudantes por docente". O texto oficial diz "por docente ou mediador pedagógico" — e é esse "ou" que permite dividir a turma grande em grupos.

E curso livre, treinamento corporativo, pós?

Quase todo resumo trata "EAD" como sinônimo de graduação. Não é. O decreto regula a graduação, e o art. 43 diz que "as regras para a oferta de educação a distância em outros níveis educacionais e modalidades serão estabelecidas por normas específicas".

Na prática: curso livre e treinamento corporativo não têm obrigação de aula síncrona nem teto de 70 alunos por esse decreto. Se você vende curso de confeitaria, prepara para concurso ou treina a equipe de uma empresa, nada ali manda você fazer aula ao vivo.

A régua, porém, serve como referência de desenho. A conta do relógio chega a um número parecido por outro caminho: perto de 70 pessoas por quem conduz, a interação deixa de caber na aula.

Sobre pós-graduação, o decreto não fixa percentual de aula síncrona nem teto de 70. Ele toca na pós lato sensu em outro ponto: o art. 40 altera o Decreto nº 9.235/2017 e a nova redação do art. 29, § 4º, diz que esses cursos "somente podem ser ofertados nos formatos de oferta dos cursos de graduação previstos no ato de credenciamento ou recredenciamento da IES". É regra de credenciamento da instituição, não de formato de aula.

O que a plataforma precisa registrar

Se a aula ao vivo precisa contar como síncrona mediada, a pergunta deixa de ser "sala ou live?" e passa a ser "o que fica registrado?". O art. 26 pede que as plataformas digitais assegurem "a interação pedagógica entre estudantes, professores e mediadores pedagógicos" e "a gestão das atividades acadêmicas". Traduzindo em requisitos:

Use a lista como roteiro de perguntas ao seu fornecedor de plataforma — qualquer um, inclusive nós — e peça para ver cada item funcionando com uma turma de teste. Nenhuma plataforma "atende ao decreto" sozinha: quem atende é a instituição, com o desenho das turmas, os mediadores e o registro.

Como decidir, em três perguntas

  1. O aluno precisa falar para aprender? Se sim, videoconferência com turma pequena. Idiomas, oratória e mentoria moram aqui.
  2. A aula vai ser reaproveitada? Se sim, transmissão: só o professor aparece e a gravação entra na trilha sem depender da autorização de ninguém da turma.
  3. A aula precisa contar como síncrona mediada? Só na graduação. Aí vale qualquer um dos dois formatos, desde que haja até 70 estudantes por docente ou mediador e frequência registrada.

Muito curso usa os dois: transmissão para a aula expositiva da turma inteira, sala pequena para o plantão de dúvidas. Decidido o formato, o passo seguinte é a imagem e o som — veja como transmitir curso ao vivo com boa qualidade usando webcam.

De onde veio esta pauta

O tema saiu de três episódios do podcast Café & Tech, do canal da JMV Technology, com Mário Sérgio e Josimar Machado, transmitidos ao vivo em maio e junho de 2025. O principal é o de 21/05/2025 (55min21s), que abre comentando o decreto recém-publicado e faz a conta dos 70 alunos: assistir ao episódio completo no YouTube. Os trechos citados estão em 7min11s (a turma pequena e a conta do tempo) e 7min54s (a aula repetida para cada turma).

Os outros dois completam o argumento: o de 04/06/2025 fala da gravação que envolve terceiros (22min41s) e o de 18/06/2025, dos cursos de idiomas e oratória (12min10s).

Dos episódios vieram a conta do tempo e o problema da gravação. O que é dito sobre o decreto, não: os apresentadores comentam a norma de memória, um dia depois da publicação, e resumem como "obrigatoriedade de mesmo no EAD ter aulas ao vivo". Tudo o que este artigo afirma sobre a regra vem do texto oficial, com o artigo citado. Os episódios tratam também de como o professor entra ao vivo pelo navegador, tema que fica fora deste texto.

Abrir os trechos dos episódios usados neste artigo

Legenda automática do YouTube, com pontuação ajustada para leitura e cortes marcados com (…). Nada foi acrescentado ao que é dito. A legenda não identifica quem fala; por isso os trechos aparecem sem o nome do apresentador.

21/05/2025, 7min11s: Seis pessoas, sete, conversam entre si, tudo. Quando você tem uma turma de 60, 70 alunos, o negócio perde. Não tá para você fazer videoconferência para 60, 70 alunos. E eu não tô falando tecnologicamente, eu tô falando administrativamente falando. Vamos fazer uma conta rápida. Se 70 alunos cada um mandar uma pergunta que gasta 10 segundos (…), se ele gastar 50 segundos para responder, são 1 minuto por pergunta, foi embora 70 minutos, foi embora uma aula que em geral tem 50 minutos.

21/05/2025, 7min54s: Então acaba que você vai ter que ter o professor dedicado, vai gastar mais tempo do professor para (…) marcar uma aula [ao] vivo de conferência para cada (…) turma, explicando o mesmo conteúdo.

04/06/2025, 22min41s: Quando você faz uma videoconferência e grava, ali você envolve terceiros. E muitas das vezes, se você quiser deixar aquele conteúdo gravado posteriormente, você precisa de autorização desse terceiro que às vezes abriu a sua câmera ali para participar da aula.

18/06/2025, 12min10s: E idiomas também (…). Aí idioma você precisa ouvir como que a pessoa tá falando, interagir, conferência e tudo.

[Nota do editor: no primeiro episódio o decreto é descrito como "obrigatoriedade de, mesmo no EAD, ter aulas ao vivo". O texto exige percentuais de atividade presencial ou síncrona mediada, e apenas na graduação — veja a seção sobre o decreto. Opiniões dos apresentadores sobre a norma e preços citados no ar não foram reproduzidos.]

Quer ver os dois formatos — transmissão e videoconferência — dentro da mesma plataforma? A plataforma EAD da Nochalks reúne aulas ao vivo com chat e gravação automática e videoconferência integrada para turmas e mentorias; são mais de 10 mil clientes em 18 países, desde 2003. Para conversar sobre a sua turma, chame no WhatsApp (11) 4063-8923.

Sobre as fontes. Os dispositivos do Decreto nº 12.456/2025 foram lidos no texto do Planalto em 08/10/2026 e estão citados por artigo. As portarias do MEC que regulamentam o decreto não foram analisadas aqui. A leitura de que o formato não é o critério é interpretação do texto, não posição do Ministério.

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre videoconferência e transmissão ao vivo numa aula?
Na videoconferência todos falam com todos: cada aluno entra numa sala e pode abrir câmera e microfone. Na transmissão ao vivo é um para muitos: o professor transmite, o aluno assiste num player e pergunta pelo chat. A primeira serve ao grupo pequeno em que o aluno precisa falar; a segunda, à turma grande e à aula que será reaproveitada, porque só o professor aparece na gravação.
Quantos alunos cabem numa aula por videoconferência?
O limite que pesa não é técnico, é de administração da aula. Com 70 alunos, uma pergunta de 10 segundos de cada um e 50 segundos de resposta somam 70 minutos, mais do que uma aula de 50. Na prática, a sala funciona bem enquanto todos conseguem falar. Para graduação, o Decreto nº 12.456/2025 fixa outro teto, regulatório: no máximo 70 estudantes por docente ou mediador pedagógico para a atividade contar como síncrona mediada (art. 3º, IV).
O que é uma atividade síncrona?
Pelo art. 3º, III, do Decreto nº 12.456/2025, é a "atividade de educação a distância realizada com recursos de áudio e vídeo, na qual o estudante e o docente ou outro responsável pela atividade formativa estejam em lugares diversos e tempo coincidente". Em português direto: aula a distância que acontece no mesmo horário para quem ensina e para quem aprende.
O que é uma atividade síncrona mediada?
É a atividade síncrona com duas condições a mais. O art. 3º, IV, do Decreto nº 12.456/2025 a define como a "atividade síncrona realizada com participação de grupo de, no máximo, setenta estudantes por docente ou mediador pedagógico e controle de frequência dos estudantes". Só ela, ou a atividade presencial, entra nos percentuais mínimos de carga horária da graduação a distância e semipresencial.
Uma live para a turma inteira conta como atividade síncrona mediada?
Pelo texto do decreto, depende da proporção e do registro, não do formato. Uma transmissão para 300 alunos sem docente ou mediador por grupo e sem controle de frequência é atividade síncrona, mas não mediada. Com a turma dividida em grupos de até 70, cada um com seu docente ou mediador pedagógico e com a presença registrada, o que o inciso IV descreve está atendido. Essa é uma leitura do texto: confirme com o jurídico ou regulatório da instituição e com os atos do MEC.
Qual a diferença entre aulas síncronas e assíncronas?
O horário. Na atividade síncrona, estudante e docente estão em lugares diferentes, mas em "tempo coincidente" (art. 3º, III, do Decreto nº 12.456/2025): é a aula ao vivo. Na assíncrona, estão em "lugares e tempos diversos" (art. 3º, V): é a aula gravada, o material de leitura, o exercício feito quando o aluno pode.
Assistir à gravação da aula ao vivo conta como atividade síncrona?
Não, pelo texto. A definição de atividade síncrona exige que estudante e docente estejam em "tempo coincidente" (art. 3º, III). Quem assiste à gravação depois está em outro tempo, o que corresponde à atividade assíncrona (art. 3º, V). A gravação continua valiosa para revisão e para quem perdeu a aula, mas não substitui a presença ao vivo quando a atividade precisa contar como síncrona mediada.
Meu curso livre precisa ter aula ao vivo por causa do decreto?
Não. O Decreto nº 12.456/2025 trata da oferta de educação a distância em cursos de graduação (art. 1º), e o art. 43 remete os outros níveis e modalidades a normas específicas. Curso livre e treinamento corporativo não têm obrigação de aula síncrona nem teto de 70 alunos por esse decreto. Aula ao vivo, nesses casos, é decisão pedagógica e comercial sua.
Posso reaproveitar a gravação de uma aula por videoconferência com outra turma?
Só com cuidado. Na videoconferência gravada aparecem rosto, voz e nome dos alunos, e reutilizar o material com outras pessoas envolve a imagem deles. O caminho é ter a autorização de quem aparece, por meio de um termo de uso de imagem. Sem isso, a escola acaba repetindo a mesma aula ao vivo para cada turma. Na transmissão, em que só o professor aparece, o problema não existe.
Até quando as instituições têm para se adaptar ao Decreto nº 12.456/2025?
O art. 41 dá às instituições credenciadas e aos cursos autorizados o prazo de dois anos, contado da data de publicação, para atender integralmente ao decreto. Ele foi publicado no Diário Oficial da União de 20/05/2025. As regras de transição ficam para ato do Ministro da Educação, por isso confira os atos vigentes antes de fechar o calendário da sua instituição.
Quais os 5 cursos proibidos na EAD?
O art. 8º do Decreto nº 12.456/2025 determina que a graduação em Direito, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Psicologia seja ofertada "exclusivamente no formato presencial". Além desses cinco, o art. 9º veda a oferta de graduação a distância na área de saúde, nas licenciaturas e nos cursos que vierem a ser definidos em ato do Ministro da Educação.
Quais são as novas regras do MEC para EAD em 2025?
As regras estão no Decreto nº 12.456/2025 e valem para a graduação. Curso presencial: no mínimo 70% da carga horária em atividades presenciais (art. 10). Semipresencial: no mínimo 30% presencial e 20% em atividades presenciais ou síncronas mediadas (art. 11). A distância: no mínimo 10% presencial e 10% em atividades presenciais ou síncronas mediadas (art. 12). As avaliações de aprendizagem são presenciais e têm peso majoritário na nota (art. 23). O decreto remete a aplicação a atos do Ministro da Educação, que devem ser consultados.