01/09/2022

Como funciona os direitos de uso de imagem para cursos online

O tão ignorado direito de uso de imagem e a hospedagem dos seus cursos online. 

O que uma coisa tem a ver com a outra? Tudo a ver. 

Quando você vai gravar o seu curso online a propósito, se você quiser curso gratuito para poder te ajudar e-ducating.com, a gente tem lá um curso gratuito. 

Muitas vezes, as pessoas utilizam colaboradores da empresa, amigos, utilizam terceiros para poder gravar um curso. 

E ali na empolgação a pessoa vai, grava, aparece a imagem da pessoa, uma série de fatores que ajudou a produzir o curso lá no começo, mas essa utilização de imagem existe uma legislação por trás dela.

É extremamente importante quando você vai utilizar a imagem de um terceiro na produção, seja no seu conteúdo público ou privado. 

O direito de uso de imagem tem que ser permitido. Então, por exemplo, na minha empresa quando a gente contrata os colaboradores existe um contrato de sigilo confidencialidade que todo mundo assina e nele consta também o direito de uso de imagem, se a pessoa for gravar um vídeo e tal durante naquele vídeo a gente tem o direito de utilizar a imagem do colaborador, utiliza para publicação em rede social enfim.

Tenho colaboradores que você pode ver aí nas nossas redes sociais que temos vários atores aqui na empresa. Então é importante que você formalize isso, porque a gente não sabe o dia de amanhã.

Curso grátis: Como transmitir para todas as redes sociais ao mesmo tempo. educação à distância

Por exemplo, tem casos absurdos assim de uma pessoa que falece e a outra pessoa age de maldade tipo filho, parente em porque não tinham direito de uso de imagem, a pessoa sabia disso, são casos absurdos, são, nossa, mas se for pra ficar tão bitolado assim eu não dou conta de fazer nada.

Te explicando que é simples, toda pessoa que você for gravar ou for gravar pro seu cliente, se você for produtor, pessoal de produtora já tem essa maldade. Se você está produzindo seu curso online, você precisa ter um termo de direito de uso de imagem. 

Aqui ó, você gravou a pessoa, ela vai assinar pra você, ó, eu, Josimar, permito você utilizar a minha imagem nesta gravação feita em tal dia e tal hora. Pronto, ah, como que eu vou ter um modelo? 

Tem no Google, modelo de direito e uso de imagem, ó. O oráculo vai te responder isso em vários modelos, dá uma adaptada nele pra você, não tem muito segredo, não precisa pagar advogado pra fazer, isso é um termo simples gente, uma página, garantindo que você vai poder utilizar, lembrando que essa utilização ela vai ter tempo ou não?

Curso grátis: Como criar uma WebTV.

É importante até quando a gente faz contrato com artista. Ah eu vou contratar o sei lá,  o William Bonner pra fazer propaganda durante um tempo, ele vai poder utilizar a minha imagem durante um ano, dois anos, então você tem que colocar se vai ser tempo indefinido, vai ser pro resto da vida? Vai ser durante um ano, dois anos? 

Isso é importante. Você coloca o tempo do direito de uso de imagem. Estar por escrito, claro e combinado com a pessoa. Então, é um detalhe, mas que depois pode te gerar algum problema lá na frente, principalmente se você tiver problema com alguém.

Vou dar um exemplo, você vai lá e pede um colaborador para fazer essa essa gravação e por acaso o cara não tá rendendo mais, você opta por promovê-lo ao mercado de trabalho. 

Então, a pessoa vai achar ruim com você, ela pode simplesmente pegar a métricas ou encontrar a gente brinca que tem muito advogado de porta de cadeia, eu tenho também advogado porta de TRT trabalhista, né? O cara vai lá e pega um monte de qualquer regrinha que tiver pra ganhar dinheiro, porque o advogado ganha comissão em cima, principalmente a galera que é mais nova. 

Curso grátis: Como gravar e produzir cursos online. plataforma ead educação à distância

E ganha comissão em cima do do tocante do processo. Então ele pega qualquer falhazinha que tem pra poder e a pessoa tá nervosa, perdeu o trabalho, aquele negócio, aí fica buzinando ali, aí chega alguém buzina ali isso pode te prejudicar de certa forma. 

Por mais que você combinou com a pessoa. Então tipo assim, a gente entende, mas é passível. Então evita esse tipo de problema. Quando você tiver que gravar alguma coisa e for utilizar a imagem de outra pessoa, você só grava a partir do momento que essa pessoa permitir assinar um papel pra você, colocando o tempo que você vai utilizar. 

Acredite, isso vai te evitar dores de cabeça, já vi muitas e muitas histórias disso, uma mais cabulosa do que a outra. 

Então evita problemas, pode levar muita empresa à falência, tá bom? Então, direito de uso de imagem e hospedagem, gravação de curso, um termo que resolva seu problema, evite ter dor de cabeça. Espero que de certa forma tenha te ajudado, elucidado um pouco a prática. Porque a legislação é uma coisa e a prática do dia a dia é outra. O mundo real é um mundo diferente.

Então é isso, um grande abraço, espero que tenha te ajudado.

FALE COM NOSSO TIME E CONHEÇA MAIS SOBRE A NOCHALKS, A PLATAFORMA EAD MAIS COMPLETA DO MERCADO!

ESCOLHA UM ATENDIMENTO:
Contato por Chat CHAT
Contato por E-mail E-MAIL
Contato por Telefone TELEFONE
Contato por Whatsapp WHATSAPP