Muitas das vezes, uma grande dificuldade que os empreendedores do mundo tem dificuldade em produzir seus conteúdos e seus cursos EAD é na questão técnica da produção, de um modo mais popular vamos dizer que é o “colocar a mão na massa”

Qual câmera usar? Quais equipamentos eu preciso? Como editar este arquivo? Nesta área é bem complicado, pois são vários detalhes que fazem total diferença no final do seu curso, não só neste artigo, como faremos uma serie de artigos justamente para isso, tirar todas as dúvidas sobre a parte técnica possível.

Em artigos passados falamos sobre Como empreender no mercado EAD em cinco passos simples onde falamos desde o planejamento até a venda de um curso.

Se você acompanha nossos artigos viu que falamos muito da área comercial, agora vamos falar da parte técnica e do que você precisa para produzir um bom conteúdo.

Quando você planejou seu curso decidiu como ele será efetuado, correto? Se será ao vivo, gravado, se terá arquivos de apoio, enfim, como será passado para seu aluno o conteúdo. Definir isto é completamente importante na hora de produzir, pois as especificações são bem diferentes.

Local onde será gravado o curso:

Para gravar um curso, a primeira coisa a ser definida é o local da gravação, será em uma sala de aula? Dentro de um estúdio ou em outro lugar? Se for dentro de um estúdio provavelmente será utilizando Chroma-key para criar o cenário, já em outros lugares será, utilizado outros métodos.

Para definir o local é de extrema importância certificar de barulhos do ambiente e de ruídos, o som ambiente deve estar o mais limpo possível para não provocar desconforto e nem desvio de atenção de seus alunos.

Outro fator que deve ser analisado quanto ao ambiente, principalmente quando não é uma gravação dentro de estúdio, é o campo visual, no local da gravação é importante certificar que terá apenas o que é necessário para a gravação do curso, quanto mais limpo, ou seja, menos materiais e moveis desnecessários para a aula, melhor será.

Captação do som:

Durante a gravação do vídeo, devemos pensar também como vamos gravar o áudio. Uma opção que você tem é usar o próprio áudio da câmera , mas neste caso a câmera pode captar o áudio do ambiente, ruídos e dependendo do local até mesmo da rua e isto pode atrapalhar a qualidade do áudio.

O ideal é conseguir captar apenas o som do instrutor, para isto é necessário gravar o som através de outro equipamento, neste caso pode ser uma lapela ou algum equipamento próprio para captação de áudio preferencialmente com microfone direcional, desta maneira você conseguirá evitar o máximo de ruídos possíveis.

Mesmo dentro de um estúdio, é importante eliminar o máximo de ruídos possíveis e de sons durante a gravação, evitando também a passagem de pessoas que não estão no processo da gravação.

Se for de sua preferencia, outra opção é alugar um equipamento de som para capturar o áudio, o aluguel deste tipo de equipamento não é muito elevado, mas neste caso é interessante gravar o máximo de conteúdos possíveis e assim economizar com estes equipamentos também.

Iluminação:

Talvez uma das partes mais difíceis de chegar a uma iluminação adequada para a gravação, pois há vários fatores que podem interferir neste caso e até mesmo causar problemas durante a gravação.

Se a luz ficar muito forte, o vídeo ficará muito claro e atrapalhando na visualização. Se a luz for muito fraca a imagem ficará escura e também atrapalhará na qualidade de seu vídeo também. Se você usar câmeras manuais, neste caso poderá regular as mesmas de acordo com o ambiente, mas isto será assunto para outro artigo (risos).

O terceiro fator que pode atrapalhar é a variação da luz tanto na cor como no grau de iluminação. Na cor, falo em usar luzes brancas e amarelas por exemplo, geram contraste e em caso de estar utilizando chroma-key pode atrapalhar no momento da edição. Quanto a variação é a luz não ficar fixa, ou seja, hora fica mais claro e hora fica mais escuro.

Para iluminar bem o seu vídeo, utilize lâmpadas florescentes brancas em refletores e tente fazer a gravação preferencialmente apenas com a luz artificial, pois assim você também terá controle de sua variação e não ter problemas quanto a isso.

Câmeras:

As câmeras variam de acordo de como será a sua transmissão da aula, se será ao vivo ou será gravadas. Isso vária pois as câmeras possuem configurações diferentes e algumas funções podem não atender a necessidade em especifico.

O ideal em qualquer uma dessas gravações é que a câmera grave full HD em até 24fps, ou seja, 1080p e 24 fps. É preferencial também que você consiga controlar suas compensações manualmente como ISO, Tempo de exposição e diafragma como câmeras DSLRs por exemplo.

Mas as DSLR são complicadas para transmissões ao vivo, e precisam de placas de captura, mesa de corte e isso pode gerar um valor muito algo, porém para gravações On demand são essenciais para este trabalho.

Um kit básico de câmeras DSLR é de um valor muito mais acessível que há alguns anos atrás e é de fato um investimento que lhe dará um bom retorno.

Agora, se suas gravações forem ao vivo, você tem a opção de comprar câmeras profissionais para este trabalho ou pode também utilizar Webcans Full HD para fazer as gravações . A grande vantagem de usar webcans é que além da economia no valor das câmeras, você economiza com a mesa de corte, já que pode utilizar programas virtuais para isto e conectar as Webcans em seu computador.

Programas para edição ou transmissão:
:

Definir se será ao vivo ou não também há interferências nesta parte, os programas que serão utilizados para editar ou transmitir o conteúdo.

Em conteúdos gravados que passaram por processos de edição, os Softwares mais recomendados são o Adobe Premiere ou o Sony Vegas. A dificuldade destes programas é que são softwares pagos, porém são bem completos e conseguem atender qualquer demanda.

Opções gratuitas de edição pode ser também o Movie Maker, que não é um software completo e o HandBrake que conseguirá te atender em edições rápidas e simples de seus vídeos, além de você conseguir converte-los sem o menor problema.

Em suas transmissões ao vivo, o melhor software para este trabalho é o Vmix, que é uma mesa de corte digital, ou seja, você consegue utilizar quantas câmeras quiser e alternar dentre elas durante a transmissão, além de conseguir colocar efeitos de transmissão.

Basicamente na parte técnica de uma gravação é preciso pensar nestes recursos. Se você ainda estiver começando a trabalhar com esta área agora, é bom fazer um plano de ação colocando todas as etapas e equipamentos necessários.

Os equipamentos podem ser alugados, mas acredito que o ideal é compra-los, pois será materiais que você sempre estará utilizando e será um investimento muito bem feito por você e sua empresa.


ESCOLHA UM ATENDIMENTO:
Contato por Chat CHAT
Contato por E-mail E-MAIL
Contato por Telefone TELEFONE
Contato por Whatsapp WHATSAPP