como-escolher-o-local-adequado-para-gravar-minha-aula-online-c7f9-lg

Definir o local da gravação de seu curso online é crucial para você e seu aluno, mas alguns pontos devem ser levados em consideração para isto...

Antes mesmo de gravar qualquer conteúdo, seja um curso, vídeos interativos ou vlogs, uma das primeiras coisas que tem que ser definida é o local da gravação. Basta escolher o lugar e pronto, acabou o artigo. Brincadeiras a parte, sabemos que não é simples assim e é preciso relevar vários fatores para definir o local da gravação.

Principalmente para Aulas e cursos Online a ultima coisa que um profissional deseja neste tipo de conteúdo é que algo interfira ou desvie a atenção de seu aluno durante a aula. Sabemos que muitas das vezes, não podemos evitar esta inconveniência, mas há diversos fatores podemos evitar.

Mas onde isso entra a seleção de lugares para minha gravação? Bom, podemos dizer que em quase tudo. A seleção do local da gravação pode ser um ponto decisivo para a qualidade final de seu curso.

Independente de onde irá gravar o seu conteúdo, alguns fatores devem ser verificado de forma padrão para a qualidade do seu curso, assim como a qualidade de vídeo, edição, iluminação, etc, o local também deve ser cuidadosamente escolhido, veja alguns fatores que devem ser analisados:

Som ambiente:

Quanto maior o som ambiente em sua aula, melhor será para o seu aluno, claro que devemos levar em consideração que em alguns casos o som ambiente faz parte do aprendizado, mas em sua grande maioria isso não é legal.

Não apenas os sons externos, como os sons internos também devem ser analisados. Caso você possua bons equipamentos de som, este fator pode não parecer uma dificuldade, mas lembre-se, quanto menos pós produção, menor será o trabalho de finalização do conteúdo.

Movimentos:

Em ambientes externos, é difícil controlar isto, mas em ambientes fechados você terá mais controle deste fator. Não estou falando de movimentos de quem está mestrando e sim de fundo (pessoas, carros, animais, etc) que sejam julgados desnecessários por você.

O motivo disso é evitar que algo interfira na atenção de seu aluno, e sim, isso pode atrapalhar e muito na passagem de seu conteúdo.

Objetos inutilizados:

No local da sua gravação, deve ser o mais limpo possível, digo, deixe a mostra da gravação apenas os objetos que serão uteis durante a gravação. O ambiente mais limpo foca mais no professor e em suas falas, fazendo com que o curso seja menos distrativo e mais atrativo (experiência própria).

Iluminação (em casos de ambientes externos):

A iluminação é crucial para gravação de um vídeo, seja lá qual for o tema, em casos de ambientes externos uma grande dificuldade é com a iluminação, se a iluminação do local for ruim a qualidade do vídeo também cairá a menos que seja possível utilizar de iluminação artificial.

DICA SUPER IMPORTANTE:

Evite gravações externas (ou até internas mesmo) em ambientes com iluminação ociosa, como muitas passagens de luz por exemplo, isto pode causar problemas enormes no trabalho final de seu conteúdo, quando for gravar em áreas de céu aberto, dê preferencia para dias de céu claro e em períodos que a luz do sol esteja bem clara.

Se você tiver atenção nestes fatores, pode ter certeza que poupará muito trabalho e conseguirá passar seu conteúdo com maior clareza e objetividade. Agora é conseguir definir o ambiente em que será gravado o seu curso.

Vamos dividir os locais de gravação em dois grupos ( externos e internos),desta maneira conseguiremos entender melhor cada um destes tipos de ambientes e poder analisar qual ou quais serão melhor para a gravação de sua aula.

Ambientes externos:

Podemos considerar o ambiente externo como fora da sala de aula, geralmente são locais de céu aberto ou dentro de empresas.

O mais comum de utilizar destes ambientes é para demonstrar de forma prática a aplicação do curso, como por exemplo obras de um prédio para cursos de edificações, ou dentro de empresas como uma linha de montagem automotiva para cursos industriais.

Em sua grande maioria, o professor aparece poucas vezes fisicamente, tendo assim, sua narração explicativa do que se passa em vídeo.

Este tipo de conteúdo, principalmente para cursos online pode ser uma alternativa muito eficiente para a aproximação da teoria e pratica de uma disciplina.

Geralmente quando fazem este tipo de gravação com vídeo e narração é orientado tirar todo o áudio do vídeo e incluir separadamente o áudio da narração para que assim não haja ruídos e fique claro a fala do professor.

A outra maneira com o professor aparecendo no vídeo no ambiente externo, é muito importante possuir um equipamento de áudio adequado, como microfones direcionados (lapelas são equipamentos excelentes para este tipo de gravação, além de serem discretos) e assim manter a fala do professor.

Nestes casos é sempre bom verificar a iluminação do local, para que o vídeo não seja feito em baixa qualidade.

Ambientes internos:

Ambientes internos são locais mais apropriados para a gravação de cursos. A grande vantagem de ambientes internos é que você tem a opção de controlar a luz do local, movimentação e boa parte do som. Mas de toda forma é orientado ter muita cautela para sua produção.

Os dois locais mais comuns de fazer este tipo de conteúdo são em salas de aulas ou em estúdios de gravação. Em salas de aulas, possui vantagens de ter um local pré-produzido, não ter que trabalhar com Chroma key e afins é uma grande vantagem, mas em controvérsia, um estúdio de gravação é o local mais adequado para gravar um vídeo.

Já em um estúdio a maior vantagem é que o mesmo é totalmente montado para este fim, ou seja, você tem total controle de iluminação, áudio e fundo (Chroma key) do vídeo, e além disso, consegue interagir virtualmente o ambiente com a aula, tornando a experiência do aluno ainda melhor.

A desvantagem do estúdio é que nem todas instituições possui um, e para alugar ou montar um estúdio, é um valor muito alto. Porém se for possível para a empresa, é o mais aconselhado.

Definido o local da gravação de seu curso, cabe a você cuidar dos outros fatores e trabalhar para que seu conteúdo chegue a sua Plataforma EAD com muita qualidade e assim conseguir da o seu melhor para o seu aluno.

ESCOLHA UM ATENDIMENTO:
Contato por Chat CHAT
Contato por E-mail E-MAIL
Contato por Telefone TELEFONE
Contato por Whatsapp WHATSAPP