E quando o próprio navegador se torna uma ameaça ao seu conteúdo, o que fazer?

Bom, agora falaremos sobre uma ameaça um pouco mais complexa, porém uma das mais perigosas. Quando o próprio browser é utilizado para roubar um conteúdo restrito, seja do seu site ou da sua Plataforma de Cursos. Primeiro vamos entender um pouco mais sobre browsers e porque são uma ameaça preocupante.

Browser de forma sucinta é o navegador da Web. Todos os browsers tem a finalidade de permitir o usuário a navegar pela internet. Eles são desenvolvidos para processar as informações em diversas linguagens, seja HTML, ASP, PHP, etc.

Existem diversos Browsers porém os principais são o Internet Explorer criado pela Microsoft em 1995, o Safari criado pela Apple em 2003, O Firefox criado pela Mozilla em 2004 e o Chrome criado em 2008 pela Google. Apesar de terem a mesma finalidade, possuem funcionalidades diferentes que podem torna-lo mais lento ou ágil.

Todos possuem aplicações ou extensões como os Plug-in de Downloads por exemplo que dão funções mais especificas para os Browsers.

Alguns desses Browsers possui o código fonte aberto, podendo assim ser alterado por qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre programação e desenvolvimento. O que torna isto preocupante é que estes navegadores podem ser modificados para quebrar proteções e acessar informações mesmo sem autorização, podendo como por exemplo acessar as Web Aulas e Webinários de uma Plataforma EAD e utilizar tais informações a seu modo, seja revende-la, tira-las do ar ou disponibiliza-la gratuitamente a qualquer pessoa.

É possível se proteger contra esse tipo de ataque, porém é algo mais complexo, mas pode ser efetuado por um bom desenvolvedor. A melhor maneira de manter seu conteúdo seguro é ter sua Plataforma de Ensino a Distância totalmente criptografada. Falamos sobre criptografia quando abordamos a proteção a nível de Plug-ins de Download, porém quando um invasor utiliza não de um plug-in e sim de um Browser para acessar o seu conteúdo é um pouco mais complexo.

Antes de prosseguirmos vamos entender o que é Criptografia. Criptografia é um conjunto de técnicas e funções para codificar e decodificar uma mensagem e assim dando acesso a informação apenas o emissor e o receptor.

Na computação usa-se as Chaves Criptográficas. Chaves Criptográficas é um conjunto de Bit’s em algoritimos que codificam e decodificam as informações. Quanto maior os bit’s mais segura será a informações.

Bom, agora sabemos o que é um Browser, como eles se tornam uma ameaça. Mas como exatamente conseguimos nos proteger?

A solução é Criptografar exatamente tudo da sua Plataforma de Membros. Se criptografarmos apenas o vídeo conseguimos nos proteger contra Plug-ins de Download, porém se não tivermos este cuidado em toda a Plataforma EAD um invasor pode retirar as informações que precisa dos seus cursos. É por este motivo que a Plataforma NoChalks é totalmente criptografada. Sua proteção se estende desde a sua Origem, o servidor, o Streaming integrado, o player , até o destino, que se no caso for através de dispositivos Moblies o caminho é um pouco maior. Com isso a NoChalks consegue afirmar que é a Plataforma de Cursos mais segura do mercado. Temos todo este cuidado para conseguirmos dar a máxima segurança e credibilidade a nosso cliente e que o mesmo tenha a garantia que seu conteúdo está totalmente protegido.


ESCOLHA UM ATENDIMENTO:
Contato por Chat CHAT
Contato por E-mail E-MAIL
Contato por Telefone TELEFONE
Contato por Whatsapp WHATSAPP