Sua plataforma EAD é obrigada a emitir certificados? Você já parou pra pensar sobre isso? Você emite certificados na sua plataforma EAD?

Bom, como tudo na vida depende, depende da regulamentação do seu segmento.
Se você tem uma regulamentação do MEC, você é ensino fundamental? Sim, temos ensino fundamental, ensino médio, o famoso EJA educação de jovens e adultos.
Graduação, pós-graduação. Então, óbvio que tudo que é regulamentado pelo MEC fisicamente
é regulamentado pelo MEC de forma virtual e os a certificação é obrigatória.
E não só obrigatório, isso é importante para o aluno e para a instituição, mas como válida em todo o âmbito do território nacional, para concursos públicos, por exemplo.
Então, sim, é obrigatório. Porém, se a gente tiver falando de cursos complementares, por exemplo, Nochalks a nossa plataforma EAD, é homologada pela ANAC.
Ah, por que pela ANAC? Porque tem clientes que utilizam a nossa plataforma para cursos complementares de aviação, então ela foi homologada pelo Governo e a partir dela ser homologada pela ANAC ela permite os certificados emitidos por ela e junto com a instituição
uma prova válida para a Associação Nacional de Aviação Civil.
E aí você fala: “Ah Josimar, mas eu vendo um curso de fazer unha em gel, eu vendo um curso de marketing, eu vendo um curso de cabelo, eu vendo um curso de violão, sou obrigado a emitir certificado? A minha plataforma é obrigada?”

Curso grátis: Como criar streaming de vídeo ao vivo plataforma ead

Não, não é obrigado, mas existe uma legislação própria pra isso, essa legislação ela não obriga você emitir.
Mas pensa comigo, você faz um curso, gasta dinheiro e investe, você não ia querer ter um certificado desse curso que você fez lá na sua parede? Eu mesmo tenho, tem vários cursos que eu fiz, por exemplo, curso no Google, imersão, que eu tenho maior orgulho no mundo de falar que eu fiz e tem lá na minha parede, do meu escritório.
“Imersão no Google”, foi um dia, mas foi extremamente importante no escritório do Google, no LinkedIn também já fiz, enfim, não vou entrar nesse detalhe, mas só pra te dar um exemplo, o quão importante até para o seu mercado que você emita certificado de conclusão de curso.
Os alunos gostam disso, é legal e principalmente para trabalho.
A gente tá formando pessoas, quando a gente trabalha com esse tipo de curso.
Ah, tem as pessoas que querem aprender tocar violão, talvez ele não vai se tornar um profissional
para atuar, mas muitos desses profissionais e desses cursos vão atuar no mercado de trabalho.
Então, por exemplo, se eu for contratar alguém que chegar com um diploma pra mim de TI, de alguma escola de programação, eu vou levar essa consideração de acordo com a grade curricular e vou ali fazer uns testes de acordo com aquela grade curricular.

Curso grátis: Como gravar e produzir cursos online plataforma ead

Então, olha, é essencial que sua plataforma EAD permita, sim, que você emita certificado. Que o seu modelo de negócio tenha um certificado e que a plataforma EAD te ajude com isso.

Conheça nosso serviço de hospedagem de videoaulas ilimitados. Clique aqui!

Personalizar, tamanho, fonte e algumas informações que são essenciais, viu gente? A logomarca, instituição, local, assinatura das pessoas que fizeram o curso. Quem que criou o curso ali, os tutores e professores, quem é responsável pela grade pedagógica do curso.
A grade horária, quantas horas foi e se possível até mesmo os módulos abordados, mas aí vai do trabalho e do tamanho do curso de cada um, senão o certificado fica enorme.
Mas é essencial que sim, você emita certificados. A sua plataforma EAD lhe permita, lhe ajude e você consiga gerar muito mais valor pro seu aluno quando você emite um certificado pra ele, tá bom?
Então, essa é a questão da regulamentação.
Espero que tenha sanado a dúvida e ajudado você no seu trabalho a ter sucesso.
Muito obrigado.

Precisando de uma plataforma completa? Conheça a Nochalks, a plataforma EAD mais segura e completado do mercado.

ESCOLHA UM ATENDIMENTO:
Contato por Chat CHAT
Contato por E-mail E-MAIL
Contato por Telefone TELEFONE
Contato por Whatsapp WHATSAPP