Ter um negócio digital está nos planos de muita gente. Se você é da área de educação, tem um mercado repleto de oportunidades. Os dados da Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed) são animadores. Em 2013, apenas 10% dos alunos de graduação e pós estudavam on-line. Em 2017, apenas quatro anos depois, o percentual saltou para 30%.

O cenário é ainda mais promissor quando pensamos que cursos on-line não se restrigem ao ensino formal, como ensino superior, MBAs e outros. Hoje, existem treinamentos e cursos livres na internet que vão do artesanato a segmentos como tecnologia. Assim, você pode transformar seu conhecimento em um negócio de sucesso.

Uma das grandes vantagens para quem está na área de EAD é obter fonte de renda passiva. Isso porque muitos dos formatos de cursos on-line possibilitam deixar as aulas para vender o tempo todo. Isso diminui bastante os esforços de ter que estar presente a cada aula. Aqui falamos mais sobre como criar escola online e vender cursos.

​Mas se engana quem pensa que internet é lugar de ganhar dinheiro fácil. Assim como todos os outros tipos de mercado, as aulas on-line também exigem estratégia, planejamento e empenho.

Estude o seu nicho

Se você já atua na área em que deseja disponibilizar os cursos, sai na frente quanto ao entendimento de seu nicho. Entender para quem você vai criar o treinamento on-line é chave para o sucesso das videoaulas. Assim, você vai conseguir orientar quem está contigo para criar o conteúdo e estratégias digitais, pois sabe das preferências e características dos potenciais alunos.

Mas é interessante ir mais a fundo no nicho quando você pretende entrar no mercado de cursos on-line. Você vai precisar estudar principalmente os hábitos digitais de quem pode ser seu cliente. Também é interessante pesquisar se quem faz parte do seu nicho tem interesse em estudar on-line. Além disso, cabe entender como os concorrentes atuam. Dessa forma, você vai conseguir analisar como pode fazer a diferença em seu mercado com o curso on-line que irá lançar.

Escolha o formato do seu curso on-line

Há mais de um tipo de curso on-line. Todos têm vantagens e desvantagens. Qual escolher depende do que você valoriza. Você também não pode perder de vista o que é inegociável para seu nicho. Mediante ao estudo citado anteriormente e seu entendimento sobre o que cada formato irá propiciar, ficará mais fácil tomar a decisão mais estratégica.

Curso com assinatura vitalícia:

Já viu falar que uma determinada plataforma é o Netflix de uma certa área? Essa associação é feita porque o formato foi popularizado pelo queridinho do mundo dos streamings. Assim, se você optar pelo on demand, receberá uma mensalidade dos alunos. Dessa forma, tem pagamentos recorrentes, a maior vantagem desse tipo de curso. Já o maior desafio é a fidelização dos clientes. Por isso, você deve pensar em estratégias para manter o curso com assinatura vitalícia interessante a longo prazo para quem é assinante.

Aulas ao vivo por tempo limitado :

Alguns produtores de cursos optam por oferecer apenas aulas ao vivo. Depois de um tempo, elas saem do ar. Assim, o aluno que deseja fazer aquele treinamento on-line deve aproveitar quando uma oportunidade de matricular-se aparece. Produtores de cursos que escolhem esta opção, acionam o gatilho da urgência. Além disso, mostram que cada turma tem atenção especial. Além disso, o contato 100% em tempo real possibilita mais interação para o aluno. A desvantagem desta modalidade de curso on-line é a necessidade de o professor estar sempre disponível para as aulas. Assim, não é possível que o curso seja escalado tão facilmente. Mas, normalmente, são cursos que exigem mais investimento.

Formato híbrido: on-line + aula ao vivo:

Este é um tipo de curso EAD bem comum. Dessa maneira, tem-se as principais vantagens dos cursos gravados e das lives. Ou seja, você não precisa estar 100% disponível, em todas as aulas para que o treinamento seja ministrado. Por outro lado, é possível se aproximar dos alunos com algumas aulas em tempo real. Assim, parte do material é aproveitado por mais tempo. A desvantagem é que - mesmo que por menor tempo - você deve estar presente fisicamente nas aulas ao vivo. Mas pense que esse é um grande diferencial para os alunos.

Trace as estratégias para seu curso EAD

Além de ensinar o que você sabe, é preciso ter planejamento para seu curso on-line funcionar bem. Você deve considerar dos planos de aula até como vender seu curso. A Nochalks fornece dezenas de recursos para facilitar a execução, mas como usar de forma vantajosa deve ser pensada por você. Isso porque cada mercado exige estratégias diferentes, diferenciadas.

Crie o material base: vídeos, exercícios e outros

Se seu curso será total ou parcialmente gravado, produza todo conteúdo antes do lançamento. Isso evita imprevistos. Dessa forma, você consegue cumprir o cronograma com tranquilidade. Além disso, consegue abrir uma janela de aperfeiçoamento até a data do curso começar a ser efetivamente vendido.

Mensure os resultados

É extremamente importante que você analise os dados. Veja se os alunos têm acessado seu curso com frequência, se os resultados nos exercícios são satisfatórios, a porcentagem de participação nos fóruns e os comentários espontâneos. Também verifique a situação financeira. É a parte dos resultados que você vai conseguir avaliar se suas táticas deram certo e o que é preciso ajustar na estratégia.

Aprimore seu curso on-line

Não há nada tão bom que não possa melhorar. É este pensamento que o produtor de curso on-line deve ter. A partir dos dados e feedbacks dos alunos você conseguirá o que é preciso mudar no seu curso on-line. Estar atualizado com as tendências do seu setor e da educação a distância também vai ajudá-lo a melhorar suas aulas.

Escolha uma plataforma completa

Ao pensar em um curso EAD é possível construir uma plataforma do zero ou escolher uma disponível no mercado. A primeira opção é cada vez menos frequente. Há muitos motivos. O principal é o tempo e investimento financeiro. Desenvolver a plataforma EAD do zero vai demandar um prazo longo e inúmeros testes. A Nochalks, por exemplo, é resultado de vários testes, estudos e coleta de feedbacks do mercado. A plataforma já foi desenvolvida com o objetivo de atender bem o produtor de cursos, mas melhora dia após dia. Assim, há pessoas no suporte e manutenção, que já tem muita experiência no segmento. Além disso, são muitos os recursos integrados, o que dispensa a contratação de mais ferramentas para seu curso ser bem-sucedido.

Plataforma com recursos de vendas

Ao pensar em vender cursos on-line, certamente você vai precisar de ações que envolve redes sociais, anúncios no Google e parcerias. No entanto, é essencial que sua plataforma facilite a venda. Isso significa que a plataforma deve ter, obrigatoriamente, ferramentas que facilitem a comercialização do curso. Na Nochalks, fornecemos o e-commerce, o Ads (nos moldes dos anúncios no YouTube) e um layout arquitetado para estimular a compra. Assim, vender seu curso fica simples se você tiver considerado os pontos anteriores.

Peça uma demonstração gratuita da Nochalks

Um outro cuidado no momento de escolher uma plataforma é avaliá-la antes de fechar contrato. A Nochalks é considerada a mais segura do mercado. A facilidade de fazer a gestão dos cursos, devido a plataforma ser muito intuitiva, é um dos pontos fortes da plataforma EAD. Comece a testar - gratuitamente - agora.

ESCOLHA UM ATENDIMENTO:
Contato por Chat CHAT
Contato por E-mail E-MAIL
Contato por Telefone TELEFONE
Contato por Whatsapp WHATSAPP