Saber como criar uma pesquisa de mercado para sua empresa é crucial para seu sucesso, porém pode ser muito trabalhoso, por isso criamos uma ferramenta em nossa plataforma muito útil para você!
Quando abrimos uma empresa e definimos o nicho do nosso mercado, é preciso também entendermos perfeitamente quem é o nosso cliente. Precisamos melhor do que qualquer coisa entender a quem o direcionamos e qual a forma em que encaminhamos este produto ou serviço até ele.
Cresce cada dia mais o numero de empresas que fecham as portas por falta de uma pesquisa de mercado. Em contrapartida, as empresas que fazem uma pesquisa de mercado bem elaborada tendem a crescer cada vez mais e conquistam cada vez mais espaço no mercado.
Para entendermos melhor sobre isto, vamos imaginar a seguinte historia.
Maria é professora do ensino fundamental, a mesma é a única professora da quarta serie de uma Escola Particular, incumbida de lecionar todas as matérias.
Para que a professora tenha uma facilidade maior de passar o conteúdo e ensinar sem tirar o foco de seus alunos nas aulas, ela decidiu dividir as aulas da seguinte maneira:
Segunda-feira: História e geografia
Terça-terça: Matemática
Quarta-feira: Língua Portuguesa
Quinta-feira: Ciências
Sexta-feira: Artes
A professora Maria juntamente com a direção da Escola entende que dividindo desta forma, as aulas ficam mais organizadas, e assim poderia criar um plano de ensino mais efetivo e desta maneira conseguiria criar melhor uma analogia do desempenho de seus alunos nas aulas.
A sala de aula possui 30 alunos. Dado aula durante o primeiro semestre percebeu as seguintes informações:
– 60% da sala são composta por mulheres;
– A media de faltas daquela sala é de 10% em base das aulas dadas;
– Se o ano Letivo tivesse a duração de um semestre, 6% daquela turma não teria conseguido a nota média 60% para poder prosseguir para a Quinta serie;
– 4% da sala de aula estão com nota vermelha em matemática;
– A maior média de notas foi na matéria de Ciências, seguido de arte;
– A pior media de notas foi em História e Geografia;
– Apenas 30% da sala teve frequência de 100% nas aulas e a media da turma foi de 92%;
– 90% da turma tem o caderno com a matéria completa;
A professora Maria conseguiu obter estes dados analisando os seguintes componentes:
– Notas totais obtidas por cada aluno em cada matéria;
– Caderno de frequência ;
– Numero de “Vistos” dado nos cadernos de acordo com a conclusão de cada modulo da matéria;
Não foi preciso fazer nenhum calculo complexo ou criar um tipo de pesquisa bem específico para que a Professora e a direção da escola conseguisse chegar a estes dados. Utilizaram apenas suas ferramentas de controle das aulas.
Baseado nestes dados, a escola consegue tirar as mais diversas conclusões a respeito da sala de aula da Professora Maria:
– A escola deverá fazer uma revisão a respeito da didática das matérias de História e geografia;
– Deve ser feito uma analise juntamente com os alunos que não conseguiram a nota media em matemática para assim melhorar o seu desempenho;
– Verificar os motivos dentre os alunos que não possuíram a frequência total para analisar quais são os motivos que os levaram a faltar;
Obtendo os resultados de toda a pesquisa dentre os alunos, a escola conseguirá dados para criar uma nova estratégia e assim melhorar cada vez mais os seus números.
A escola sabe que se não tomar medidas necessárias para conseguir resolver estes problemas, pode acabar tendo quedas em seus resultados e até mesmo a perda de alunos.
Neste caso citado acima, a escola criou basicamente uma pesquisa de mercado, analisou seus clientes (alunos) utilizou ou criou ferramentas para conseguir fazer analises e relatórios e assim obter informações mais precisas. Após a analise conseguiria se posicionar melhor a respeito de suas fraquezas e ameaças e criar estratégias para contornar estas situações.
Esta pesquisa não ajudou a escola em apenas identificar os problemas já existentes. As informações podem dar dados para contornar problemas futuros, que talvez no momento ainda nem existam no ambiente.
As informações obtidas não fez com que a escola obtivesse apenas dados estratégicos, também fez com que a mesma conhecesse seu público, sabendo suas fraquezas e suas forças. Conseguiu distinguir as deficiências de seu publico e da própria escola, assim podendo trabalhar para corrigi-la.
Estes dados por mais simples que pareçam ser podem trazer uma infinidade de informações da escola que, se não tivessem feito nenhuma pesquisa ou analise, jamais saberiam.
Quando falamos sobre pesquisa de mercado, não estamos falando sobre entender somente o publico ou somente a empresa e sim a relação entre o publico e a empresa. Saber quem é o publico alvo, qual mídia ele consome, o que ele procura, qual a sua necessidade, o que sua empresa pode oferecer a mais, entre outras informações conseguimos criando uma pesquisa bem elaborada e direta.
Um erro comum nas pesquisas é comparar os números de sua empresa com outras empresas de mercados totalmente diferentes. Devemos entender que cada nicho tem seu publico, seu consumo, suas mídias, em geral, as informações se diferem de um para o outro.
Devemos compreender também que um tipo de abordagem utilizado em uma determinada empresa pode ser totalmente diferente do seu. Vamos exemplificar de uma forma simples, se em resultados de pesquisas você consegue comprovar que seu consumidor utiliza mais a internet do que a TV seria totalmente incorreto criar uma campanha de marketing para TV, pois bem, seu publico não está lá. O mesmo serve para a elaboração de uma pesquisa.
O método utilizado no exemplo da Escola pode ser bem efetivo para a mesma, mas um tipo de pesquisa similar para uma Pet Shop, por exemplo, talvez não teria um resultado tão abrangente e as informações não seriam tão concretas.
A pesquisa de mercado deve consistir em duas etapas:
-Conhecer sua própria empresa;
Tente criar uma matriz SWOT da sua empresa, com isso você já teria uma base muito grande sobre o seu trabalho.
Analise com olhar de fora da empresa, e coloque tudo aquilo que você achar que é uma força, fraqueza, ameaça e oportunidade para sua empresa.
Tente compreender seu produto ou serviço e compreenda também como seu cliente o consome.
-Conhecer ou identificar o seu target (público-alvo)
Para conseguir está informação tente identificar as seguintes informações:
Gênero;
Média de idade;
Quais tipos de mídia consomem (TV, Rádio, internet, etc);
Se utilizem a internet, por meio de qual dispositivo acessam e quais a páginas acessam;
O que consomem geralmente nestas mídias;
O que procuram geralmente na internet, o que assistem na TV e o que ouvem no rádio;
Escolaridade média;
Classe Social;
Se for necessário criar também algum tipo de questionário onde você conseguirá mais informações sobre seu cliente, não se hesite. Fazer uma pesquisa direta com o seu cliente e dar um feedback para ele é um ponto positivo para qualquer empresa.
Análise de resultados: deve ser o primeiro quesito. É com a análise do resultado que conseguimos analisar nossos pontos fortes e fracos. Lembra na do exemplo da escola? Se tivesse uma analise de resultados, como saberiam que a maior média de notas entre os alunos seria em Ciências e a pior seria em Geografia e história?
Não basta fazer uma pesquisa impecável sem uma analise de seu resultado bem minuciosa, lembre-se sempre disso.
Ter relatórios com representações gráficas ajudam muito para que a analise de resultados e o entendimento da informação seja melhor descrito e apresentado.
Direcionamento de conteúdo: Seria entender o que seu público consome e como ele consome, desta maneira você saberia como direcionar a sua mídia e como adaptar seu produto para o seu cliente.
Revisão estratégica: O resultado da sua pesquisa talvez irá contrariar a sua estratégia de mercado, mas isso não é algo ruim, pois de uma forma ou outra você descobriu um problema, assim conseguirá se posicionar e criar uma nova estratégia para conseguir ter um posicionamento melhor e também contornar problemas que talvez antes não parecia possível para você e sua empresa e até mesmo evitar problemas futuros.
Estabelecer relações e laços com seus clientes: Se você conhece bem a sua empresa, desde suas forças, quanto suas fraquezas e consegue fazer uma distinção das qualidades e deficiência de seu público, com certeza você conseguirá criar uma relação mais saudável com seu cliente conseguindo assim atende-lo na melhor maneira possível.
Uma observação muito importante e uma dica crucial para você é sempre pensar além. O resultado da sua pesquisa pode dizer muito mais além do que está escrito nela e assim você e sua empresa conseguirá criar estratégias cada vez mais criativas para crescer cada vez mais.
Bom, acredito que já temos motivos mais que suficiente que é necessário pesquisarmos o máximo sobre nosso mercado e entender bem detalhadamente sua funcionalidade para que assim conseguirmos criar estratégias criativas e conseguir resolver e evitar problemas.
Agora vamos diretamente ao nosso mercado, o ensino a distância.
Sua Plataforma EAD possui uma base de alunos. Estes alunos consomem seus cursos das mais diversas formas, seja por computadores e notebooks, dispositivos moveis ou em smart Tv. Cada um tem sua preferencia devido a vários motivos, seja praticidade, comodidade ou qualquer outro fator.
Você ter um relatório destes dados com certeza seria de grande ajuda para sua instituição, tudo que citamos acima podem ser usados por você em sua Plataforma de Ensino a Distância.
Pensando em ajudar em seu marketing e em sua estratégia e querendo que você tenha cada vez mais sucesso em seu negocio, a NoChalks criou uma base de relatórios que podem ajudar muito para entender o seu público alvo.
Estes relatórios podem ser acessado por você ou por qualquer usuário Administrador da sua Plataforma NoChalks 3.0.
Agora vamos entender sobre cada um destes relatórios. A página de relatórios é sempre a primeira a aparecer quando um Administrador faz acesso a Plataforma de Membros ,mas pode ser acessada também pelo menu da área esquerda de sua Interface na área “Estatisticas”
Relatório por Browser:
Este relatório é dado por um gráfico pizza onde a instituição consegue verificar com exatidão em porcentagem, o acesso em sua Plataforma de Cursos através dos navegadores.
Sabemos que os navegadores mais comuns são: Internet Explorer, Safari, Mozilla e Chrome. Mas como há uma grande diversidade de navegadores, há uma área em que indica também no gráfico os navegadores desconhecidos.
Além de representar os navegadores, o gráfico representa também a versão do navegador em que os usuários estão navegando.
Você pode optar também por ter uma visão mais detalhada de cada navegador, sendo assim a instituição consegue aprofundar mais ainda sobre o consumo dos seus cursos em sua Plataforma Online.
O gráfico geral dos navegadores sempre será o primeiro a aparecer, porém na área direita superior da sua interface há um campo onde chamado “Filtrar por navegador”. Ao clicar nele, aparecerá os navegadores utilizados e assim o administrador poderá filtrar melhor sua analise.
Este gráfico mostra os dados de acesso a sua Plataforma NoChalks desde o inicio dos acessos até os dias atuais.
Relatórios por Sistema Operacional:
Este relatório é representado por gráficos de linha, onde mostra qual sistema operacional os alunos estão acessando a Plataforma de Ensino.
Neste relatório é possível filtrar por data a utilização dos alunos. Neste caso os gráficos mostraram as crescentes e as quedas de acesso em cada Sistema Operacional.
Os sistemas operacionais mais comuns são: Windows, Linux, IOS (Iphone), Android e OS X (Macbook).
O administrador tendo a liberdade de escolha do período pode se manter sempre atualizado sobre o acesso a Plataforma NoChalks e criar relatórios mensais, bimestrais, trimestrais, anuais ou geral, deste o inicio de suas atividades.
Para acessar este relatório, também na área de Estatística de seu Menu, logo abaixo do gráfico pizza. Terá um gráfico e a aba Sistema Operacional onde aparecerá os dados.
Um pouco acima deste gráfico há o campo Filtrar por Período que será onde você escolherá o período de seu relatório.
Relatórios por dispositivos:
Neste relatório temos uma base de dados sobre quais dispositivos os seus alunos estão utilizando para acessar suas Web Aulas e Webinários.
Este gráfico também por linha indica os acessos por: Smartphone, Smart TV(LG, Samsung, Sony), tablet, PC (Notebook e desktop).
A analise de dispositivos é efetuada também por período de acordo com a sua escolha. Para acessar este relatório é exatamente no mesmo local do relatório de Sistema Operacional, porém, deve-se clicar na aba “Dispositivos” acima do gráfico de linha.
Relatórios por Aplicativos
O relatório por aplicativos indica ao Administrador em porcentagem a utilização de cada um dos aplicativos.
Conseguimos mensurar por período a utilização dos aplicativos através do dispositivo em que está sendo utilizado. Seja por smartphone ou tablet (Android e IOS) ou smart TV (LG, Sony e Samsung) obtendo os resultados em cima do total de usuários naquele período.
O gráfico é apresentado por traços e seu acesso é igual os demais, precisando acessar apenas a aba “Aplicativos” e colocar o período desejado para ter as informações.
Sabendo utilizar bem os dados destes gráficos você consegue ter diversas informações a respeito e trazer isto como benefício para sua Instituição.
Os resultados destes relatórios podem dizer muito de seus clientes e trazer informações cruciais para sua estratégia. Desta maneira conseguimos ter informações obvias como qual dispositivo eles consomem os cursos de sua Plataforma de Ensino e assim você criar uma campanha para aquele dispositivo ou de incentivo para usar os Aplicativos para smartphone ou smart TV por exemplo.
Outra questão que pode ser levantada é o poder de compra de seus clientes. Bom, veja bem, sabemos que um Macbook ou um Iphone possui um valor mais elevado do que os demais. Ao levantar os relatórios você consegue mensurar que há um grande acesso na sua Plataforma EAD vem de dispositivos da Apple, logo entendemos que esta porcentagem de alunos possui um poder aquisitivo maior.
Tendo esta informação você pode criar uma estratégia de marketing para aumentar o consumo de cursos deste grupo por exemplo.
Um outro exemplo: Se os dados da sua pesquisa demonstrar que o maior consumo vem de seus cursos vem de aplicativos de dispositivos moveis. A instituição pode criar aulas e materiais voltados para estes aplicativos trazendo uma interatividade maior com seus alunos.
Por fim, estes dados podem trazer para você e sua instituição um grande leque de informações que podem ser utilizados em seu favor para sua estratégia e marketing. Mas também pode ser utilizada para controle de dados e informações.
A sua satisfação e seu sucesso é a nossa meta. Por isso fazemos da NoChalks uma plataforma completa, trazendo benefícios que podem ajuda-lo de todas as formas possíveis e ser uma ferramenta bem versátil tanto para você quanto para seus alunos.