Você sabe o que é upsell? Se tem um curso on-line, precisa conhecer este conceito. Então, vamos lá. O upsell consiste em vender mais produtos ou serviços para um mesmo cliente.

Além de saber do que se trata, é mais importante ainda ter uma estratégia de upsell no seu curso EAD.

Isso porque essa estratégia aumenta seu faturamento e exige menos esforço, segundo estudos de marketing e vendas. Dados da empresa Bain and Company, juntamente com Earl Sasser da Harvard Business School, mostram que 5% de retenção de clientes pode representar de 25 a 95% de crescimento do seu faturamento.

E de acordo com um dos maiores nomes do marketing mundial, Philip Kotler, vender para clientes fiéis, é 5 vezes mais barato do que conseguir novos compradores.

É por esse motivo que a plataforma Nochalks oferece ferramentas para você poder realizar ações de upsell dentro do ambiente de aprendizagem do aluno. Neste artigo, vamos mostrar na prática como realizar upsell em seu curso on-line para aumentar seus lucros.

Mais vendas: estratégias de upsell em curso on-line

Vender para quem já é seu aluno é mais simples porque o cliente já confia em você. Além disso, você pode oferecer materiais que complementem as aulas e até novos cursos para quem já se matriculou em algum curso seu. Assim, pode oferecer um e-book, planilhas e outros materiais que sejam pertinentes para o nicho que você trabalha.

Na Nochalks, você não precisa se limitar aos produtos digitais. Há um recurso que permite calcular o frete de envio do material para o aluno do seu curso EAD. Dessa forma, se você tem um livro físico, por exemplo, pode colocá-lo a venda no e-commerce do seu curso, que também é integrado à Nochalks.

Divulgação de produtos durante as aulas, na fala do professor

Uma forma natural de vender mais para quem já é seu aluno é mostrar o quanto você tem outros materiais que podem ser úteis para o estudante. Durante as aulas, quando o tema for relacionado ao produto que você tem, cite-o e fale que está disponível na loja on-line do curso.

Incentivar a venda desta maneira é uma forma mais espontânea de vender. E você demonstra para o aluno como pode ajudá-lo ainda mais. Como o produto é relacionado a algo que ele está estudando, as chances de compra aumentam.

Você ainda pode enviar um e-mail depois com o link de compra do produto mencionado. Citar a conversa é uma boa estratégia, pois reforça que ele precisa daquele produto naquele momento.

Use o recurso Ads para fazer upsell no curso on-line

Na plataforma ead para cursos online Nochalks, temos o recurso Ads. Funciona de modo similar aos anúncios do YouTube. Você pode incluir uma publicidade antes, durante e depois das videoaulas. Quando inserir o anúncio sobre seus produtos vai depender da sua estratégia de divulgação.

O mais indicado, no caso de usar o Ads da Nochalks, é colocar materiais extras que são referentes ou complementares ao assunto da aula. Você também pode falar sobre algo que não é diretamente uma oferta de vendas, mas que irá reforçar sua imagem para facilitar o upsell mais adiante.

Cite seus produtos no blog

A plataforma Nochalks também disponibiliza um blog integrado para o seu treinamento ou curso on-line. Uma das nossas dicas para faturar mais com suas aulas é falar dos produtos e serviços nos artigos. Você pode deixar links diretos para a loja on-line do curso.

Você pode fazer tanto textos que falem diretamente desses produtos quanto apenas citá-los em um artigo sobre temas que têm relação com o tema. Além de falar do que você tem, textualmente, pode usar banners estrategicamente que levam ao e-commerce das aulas com CTA (call-to-actions) bem estratégicos para conversão.

Ofereça seus produtos no momento certo

Outro momento interessante de fazer a oferta é quando o aluno tem uma dúvida relacionada ao assunto no fórum de discussão. Indicamos que você responda à pergunta primeiro, depois, diga que tem um material complementar, que pode ser de interesse do aluno. Você pode até deixar o link de compra diretamente, no final da conversa, nunca no início.

Explore bem o e-commerce do curso on-line

Nas grandes lojas, como Amazon, é muito comum que o site sugira produtores complementares para o cliente. Essa é claramente uma estratégia de upsell. O “Quem comprou este livro também levou X” é uma das formas de tentar que um mesmo cliente compre mais. Parece básico, mas nem todo mundo faz.

Oferecer kits para os alunos no e-commerce do curso também é uma boa estratégia. Você pode colocar os produtos para serem comercializados de forma individualizada e mostrar a vantagem de levar o combo. O desconto, no caso de levar mais materiais, também é uma ótima alternativa.

Os cupons de desconto são outro recurso valioso a ser explorado. O aluno fica com a sensação de ter sido valorizado e você tem grandes chances de aumentar o ticket médio (valor médio comprado por cada pessoa) do seu curso on-line.

Dica extra: informe sobre seus materiais pagos por e-mail, faça remarketing oferecendo-os para seu aluno

Uma dica bônus nossa, que você vai precisar de uma ferramenta extra, é falar sobre seus produtos para os alunos por e-mail. Como o estudante já confia em seu conteúdo, as chances de ele comprar são maiores. Dessa forma, pode reforçar por e-mail seus produtos que complementam as aulas oferecidas. Também pode fazer a oferta sempre que houver um lançamento e o curso já tiver terminado.

Além disso, com a lista de alunos também é possível divulgar especificamente para quem assiste suas aulas. Isso pode ser feito nas redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn.

Estratégias não faltam. Então, não perca a oportunidade de aumentar as vendas por aluno no seu curso on-line. Como mostramos, a estratégia de upsell demanda bem menos energia, e verba, do que só se preocupar em ter mais alunos. Para os estudantes, os materiais são complementares às videoaulas. Para você, é a oportunidade de ter mais recursos financeiros em caixa.

Peça uma demonstração grátis para conhecer todos recursos da plataforma Nochalks.


ESCOLHA UM ATENDIMENTO:
Contato por Chat CHAT
Contato por E-mail E-MAIL
Contato por Telefone TELEFONE
Contato por Whatsapp WHATSAPP