Você tem tudo para empreender no mundo EAD. Você não sabe como fazer isto? Calma, nós te ensinamos como.

A qualidade de um produto ou serviço é essencial para manter seu cliente com você e satisfeito com seu trabalho. Hoje em dia há varias empresas que prometem uma qualidade que infelizmente não proporciona.

Esta realidade é triste, porém é algo que pode ser evitado por qualquer empresário que se encontra neste cenário. Claro, para evitar isto, ou corrigir algo gera trabalho, empenho e dedicação.

O primeiro ponto a ser mudado para obter um produto ou serviço de qualidade vem do empresário, a sua vontade de proporcionar uma experiência melhor para seu cliente. Eu tenho certeza que você que você busca melhorar cada vez mais o seu trabalho. Eu consigo dizer isto com certeza, devido uma ação simples sua; você está lendo este artigo buscando algum conhecimento útil ou algo que lhe dará alguma ideia para melhorar seu produto ou serviço, podia estar em qualquer lugar, porém está aqui.

Quando buscamos conhecimento e melhorias engrandecemos a nós mesmos e consequentemente nosso trabalho. Este artigo é justamente para isto, vamos falar sobre como criar um curso online.

Você pode estar pensando: “eu trabalho com cursos online e já estou muito sabido sobre isto”, mas pode ser útil para que você melhore cada vez mais seu trabalho, agora se você ainda não trabalha com cursos online, é hora de aprender sobre e começar a por em prática aquele seu projeto e obter retornos com ele.

Quando trabalhamos com um produto ou serviço de qualidade, conseguimos evitar perda de tempo e principalmente de dinheiro, veja bem alguns benefícios que um conteúdo de qualidade pode trazer para você e sua instituição:

Diminui a demanda de trabalho do seu time de suporte: Um produto ou serviço de qualidade, tende a ter menos problemas tanto físicas como técnicos, proporcionar qualidade faz com que seu time de suporte foque cada vez mais naqueles problemas que realmente são necessários e terão menos atendimento referente a problemas que poderiam ter sido evitados desde a criação do produto ou serviço.

Seu cliente fica mais satisfeito: Um cliente satisfeito com um produto ou serviço tende a elogia-lo e até indica-lo para seus amigos e familiares. Pense você mesmo, quantas vezes você já indicou um restaurante ou uma loja porque gostou dos produtos e serviços oferecidos por ele e quantas vezes não a indicou pelo motivo contrário? Seu cliente irá indica-lo sempre, tudo que você precisa é satisfazê-lo e reconhece-lo por ter escolhido a sua empresa.

Gera economia: Quanto maior a qualidade do seu produto ou serviço, menor será a necessidade de suporte e reparos.

Já parou para pensar qual é o custo da sua provedora de internet ir até a sua residência resolver algum problema de conexão? Valor do técnico, do material, do transporte, etc. Agora imagina este valor multiplicado pelo numero de vezes que o técnico tem que retornar o local devido o produto ter uma baixa qualidade.

Se você foca na qualidade do seu produto com certeza você conseguirá amenizar este problema radicalmente e com isso, você terá menos gastos com suporte e terá tempo para resolver outros problemas mais importantes.

Há vários outros benefícios que a qualidade pode trazer para sua instituição, e por isso a necessidade de falarmos sobre.

Você já ouviu a expressão “A educação vem do berço”? Ela quer dizer que desde que nascemos já temos que ser educados e aprender os princípios para um bom convívio e ter aceitação na sociedade. Um produto ou serviço é a mesma coisa, desde o seu inicio ele deve ser cuidado e criado de forma que terá aceitação, atenderá as necessidades de seu público.

Para conseguirmos isto com sucesso, devemos fazer isto antes que nosso produto ou serviço entrar no mercado, seu planejamento já deve ser trabalhado para isto, porém não vamos falar apenas de seu planejamento, vamos abordar desde a criação do curso online até sua venda.

Cada etapa da produção de um curso é essencial para seu sucesso e aceitação, por isso deve ser bem pensado em cada uma dessas etapas, vamos seguir um passo a passo de forma simples em que poderá ajuda-lo muito nas tomadas de decisões e fazer com que seu curso tenha cada vez mais qualidade.

Passo 1:  Antes de tudo, faça o planejamento completo de seu curso

O planejamento conseguirá evitar problemas, analisar melhores possibilidades e te dar controle de todas as etapas da produção de seu curso, o planejamento tem que estar o mais impecável possível.

O ideal é sempre fazer perguntas para você mesmo e tentar responde-las, desta maneira conseguiremos aprofundar melhor no seu curso.

Defina seu público: Se pergunte para quem será direcionado o seu curso? Empresários, adolescentes, especialização de uma área especifica? Defina bem quem é seu público com seu curso.

Outro fator importante é definir o perfil de seu público, se são pessoas que já tem noção do assunto, o tipo de linguagem usada no decorrer do curso, se será mais técnica ou informal, faixa etária, classe social, enfim, quanto mais informações úteis sobre seu público, melhor será para você planejar seu curso.

Faça um cronograma e delegue ações: O planejamento tem como finalidade também fazer seu trabalho mais organizado, crie um plano de ação no excel com todas as tarefas, prazos a serem cumpridas, se há algum custo qual é o valor e quem está encarregado desta tarefa, desta maneira você terá um total controle do tempo e conseguirá evitar imprevistos.

Analise o que você tem para investir: Projetar um curso e vendê-lo despende de tempo e dinheiro, sabemos que talvez você não tenha um valor alto para investir na área, principalmente se você está começando agora, por isso é bom colocar no papel todos os gastos que você terá para produzir seu curso.

Uma dica que damos a você é que se você não consegue suprir todos os gastos, tente fazer alguma parceria, seja com filmagens e edições ou até mesmo professores. Isto pode ser muito importante, pois você poderá direcionar seu dinheiro para outros fatores importantes.

Faça um planejamento pedagógico: O curso deve ser separado por tópicos, aulas e módulos. Esta organização faz com que seu conteúdo seja passado de forma mais coerente e clara para seu aluno.

Os tópicos serão os temas abordados nas aulas, eles devem abordar os temas em que irão complementar o conteúdo que deve ser passado nas aulas.

As aulas serão o conjunto dos tópicos, é bom definir um tempo de duração de cada aula, pois assim seu aluno já saberá por quanto tempo ele ficará assistindo a aula e poder organizar melhor seu tempo. Isto é importante para que o aluno aproveite ao máximo seu conteúdo e possa trabalha-lo com calma.

Os Módulos são as etapas do curso, dividir o curso em módulos é crucial tanto para sua organização como para o aprendizado de seu aluno.

Desta maneira, seu conteúdo com toda certeza será melhor aproveitado.

pedagogico_torne_se_um_empreendedor_do_mercado_EAD_em_cinco_passos_simples

Passo 2: Agora é hora de preparar o material:

Vamos nos perguntar agora, como vou passar meu conteúdo? Será em forma de áudio? Vídeo? Como PDF? Ou uma junção de tudo.

Uma dica que damos, quanto mais formas de passar seu conteúdo você tiver, melhor será, use a criatividade para preparar seu material, com certeza isso fará seu aluno mais satisfeito em discorre-lo.

A maneira mais comum e eficiente é através de vídeos, onde o professor estará falando sobre o assunto do curso e terá auxiliares em forma de slide para acompanhamento.

Sabemos que gravar uma serie de vídeos e edita-los, por isso disse anteriormente, ter parcerias pode ser uma manobra muito interessante para você colocar o seu projeto em prática.

Faça um bom roteiro do curso, antecipe o que deve ser dito em cada aula e planeje todo o seu desenvolvimento. Ter um roteiro, fará seu curso mais objetivo e o fará não perder tempo com conteúdos irrelevantes, logo terá maior qualidade no curso.

Uma outra dica importante, mantenha seu curso sempre atualizado, informações mudam, acontecimentos e atualidades fazem total diferença, além de tudo, sempre há o surgimento de uma nova ferramenta que o seu aluno precisará conhecer. Manter seu curso atualizado fazer seu curso ser mais dinâmico e mostra seu interesse no aprendizado de seu cliente.

Passo 3: Você tem tudo pronto, agora precisa coloca-lo online

Uma Plataforma EAD de qualidade que te proporciona ferramentas para facilitar todo o seu trabalho administrativo e segurança de seu conteúdo é um fator que pode definir o seu sucesso, ou seja, ela não tem que atender apenas a suas necessidades, como a de seus clientes também.

A plataforma de cursos e seu site é sua loja, então devem ser as melhores possíveis, seu cliente tem que ter uma experiência agradável em acessa-los e se sentir bem a vontade para consumir seu produto.

Além de tudo a plataforma tem que ser o mais dinâmica possível, você precisa de um suporte de qualidade e o máximo de recursos possíveis como, aplicativos nativos para EAD, integração de gateways de pagamentos e personalização, afinal você deseja que seu ambiente seja a cara de sua empresa.

Passo 4: Revise todo o projeto, agora que está concluído.

Revisar nunca é demais, antes de divulgar seu conteúdo, faça testes, assista as aulas e reveja os materiais. Garanta que quando seu cliente acessa-lo ele não terá nenhum problema com o material e nem com os vídeos.

Lembra que falamos que ter qualidade no conteúdo além de aumentar sua credibilidade, diminui custos de retrabalho? Pois é justamente por isso que aconselho fazer uma revisão completa de tudo.

Depois que você tiver a certeza que seu material está pronto para ser disponibilizado, chegou a hora de captar clientes.

revisao_torne_se_um_empreendedor_do_mercado_EAD_em_cinco_passos_simples

Passo 5: Você trabalhou duro, agora precisa colher os frutos

Conhecimento, aprendizado, info-produtos tem um valor comercial, você gastou tempo e dinheiro para conseguir produzir seu curso online e tenho certeza que não foi uma tarefa fácil, agora é hora de você obter retorno sobre todo o seu trabalho.


Crie uma estratégia de vendas e também planeje uma divulgação. Em nosso blog possui um artigo que fala como criar um plano de marketing, ele pode ser útil para você neste momento.

Veja a melhor maneira de vender o seu curso, há várias maneiras que você pode fazer isso:

Venda por módulos: Conforme seu cliente avance no curso, ele precisará comprar o próximo modulo para continuar a sua execução.

Venda por curso: Seu cliente comprará o curso integralmente, assim você libera o login para o mesmo de acordo com o prazo de execução do curso. Esta é a maneira mais praticada nesta área.

Venda de acesso: Seria basicamente o que a Netflix faz, seu cliente compra o login pagando uma mensalidade por ele, assim ele poderá usar qualquer curso de sua Plataforma de treinamento Online, neste caso há um valor fixo mensalmente para este cliente.

Veja qual é a melhor maneira de vender o seu curso e como você conseguirá captar cada vez mais clientes. Crie uma estratégia eficaz e colha os frutos de seu trabalho, pois você merece isto!

Criar cursos online não é complicado, porém exige muito trabalho, se você é um empreendedor ou um professor que deseja disseminar seu conhecimento, está uma maneira que você pode fazer isto e conseguir captar estudantes em todo o país.

O mercado EAD cresce constantemente e cada vez mais as pessoas estão aderindo ao ensino a distancia por diversos motivos.

Em tempos de crise econômica em nosso país e um momento de criar novas ideias, inovar e sair da zona de conforto, como já diz Muhammad Yunus, “Se está desempregado, crie seu próprio emprego”.

Posso ter certeza que se você chegou até este ponto deste artigo, você está procurando por algo além e quer crescer cada dia mais de forma independente.

A NoChalks é uma empresa focada em ajudar pessoas como você, que quer criar um curso Online e poder disponibiliza-lo de forma segura e econômica, nossa necessidade é te proporcionar uma Plataforma de Ensino com recursos integrados para deixar seu trabalho muito mais fácil e te ajudar a proporcionar qualidade em seu conteúdo.

Agora, chegou a hora de você tirar aquele projeto da gaveta e começar a coloca-lo em prática. Fazendo com determinação, dedicação e sempre com o intuito de ajudar o próximo, tenho certeza que seu sucesso será eminente.

ESCOLHA UM ATENDIMENTO:
Contato por Chat CHAT
Contato por E-mail E-MAIL
Contato por Telefone TELEFONE
Contato por Whatsapp WHATSAPP