08/09/2016

As grandes tendências para Instituições EAD

As instituições EAD não param de evoluir. E você, acompanha as tendências do mundo da Educação?

O ensino mudou muito nos últimos anos, sua metodologia deixou de ser unidirecional, as salas de aula mudaram drasticamente e a forma de aprendizagem veio se tornando cada vez mais flexível e dinâmica.

Este fenômeno vem ocorrendo não graças a apenas a internet, mas também a uma nova geração acostumada com a informação rápida e responsiva, ou seja, em suas mãos com qualquer dispositivo que lhe permite acesso a internet.

Aquele método de ensino onde o professor vai para frente de uma sala e os alunos são apenas ouvintes tem se tornado chato para os estudantes, sem falar que com o dia-a-dia em que levamos principalmente nas grandes cidades, o tempo de tornou muito valioso.

Graças a este fenômeno informacional, o Ensino a Distancia ganhou um novo patamar e conseguindo sanar parte da necessidade dos estudantes. Digo estar sanando parte da necessidade porque não basta inovar apenas no conteúdo, nos professores e manter a informação sempre atual, é preciso de uma plataforma de ensino que da esta liberdade e proporção tanto para a instituição quanto para o aluno.

Não apenas as Instituições de ensino procuram por novas tendências, como as Plataformas de ensino a distancia também procuram por inovações de formas criativas para conseguir atender da melhor forma possível tanto a Instituição como seus alunos.

Mas o que mudou? O que está tão diferente a ponto de ser um ponto a ser colocado em discussão? Bom vamos falar sobre as principais tendências do ensino a distancia para entendermos estes fatores:

M-Learning:

Hoje é impossível pensar em criação de novas tecnologias de informação, softwares e plataformas sem pensar nos acesso mobiles. Atualmente o acesso a internet, seja redes sociais, portais e sites por dispositivos móveis ultrapassou os desktop.

Uma plataforma sem a liberdade de acesso em questão de dispositivos, deixa seu usuário muito limitado criando um fator precursor da evasão de cursos e até mesmo criando efeitos negativos na decisão de compra do curso.

Dinamismo na aprendizagem:

Aprender em base apenas de livros é coisa do passado, aprendizagem através de vídeo-aulas já vem se tornando comuns também e os alunos já estão ficando “cansados” desta maneira de aprendizagem.

O motivo disto é bem simples, o aluno consegue adquirir o conhecimento necessário no curso se entretendo.

Não apenas os jogos, mas há diversos meios em que pode tornar o aprendizado mais proveitoso e dinâmico para o aluno e diversos outros meios ainda serão criados e aderidos nos próximos anos.

Flipped Classroom:

As salas invertidas é um grande fator para a melhoria do ensino não apenas a distancia, como também ao ensino presencial.

Antes o aluno tinha o contato com o material e o conteúdo apenas no momento da aula, tanto presenciais quanto a distância. Hoje em dia o aluno tem acesso ao material e ao conteúdo antes da aula ser exposta. Seja através de um jogo educativo ou através das atualmente chamadas de pré-aulas.

Este método foi adotado para que o aluno comece a aula melhor preparado e assim consiga fluir cada vez melhor o conteúdo dado em aula, desta maneira se economiza tempo com termos e temas introdutórios e focam no que realmente importa naquela aula.

Rapid-Learning

O termo já diz tudo, o ensino rápido. Como dito anteriormente, hoje em dia tempo é dinheiro no sentido literal da coisa. Esta metodologia não é aplicável em todo tipo de conteúdo, mas é muito bem utilizada por instituições EAD.

Um método muito comum, econômico e eficiente de criar este tipo de conteúdo é através de slides que podem ser feitos no Power Point e um áudio seguindo o conteúdo da imagem.

Neste caso o conteúdo é passado de uma forma muito rápida também, onde o aluno acessará um material e em minutos já terá absorvido todo o seu conteúdo e aprendizado necessário.

Aprendizagem informal:

Essa história de o aluno ter acesso à aula em determinado horário e local está ficando para traz. Hoje, um aluno quer acessar suas aulas quando, onde e como desejar sem a necessidade de estar frente a frente com um professor.

Os cursos, as instituições e as Plataformas de Ensino estão olhando mais para o aluno fazendo de tudo para aproximar dele dando a este aluno o poder de escolha e decisões. Esta tendência fará com que o aluno crie seu próprio método de ensino, se quer algo mais rápido ou mais lento, como quer aprender aquele conteúdo e assim tendo uma metodologia mais pessoal e eficiente.

Adaptive Learning:

São programas que fazem uma analise para identificar as dificuldades de seus alunos e assim poder trabalhar em conteúdos mais relevantes e voltados para estes “gaps de aprendizagem”.

Outra importância desta tendência é que o aluno pode preencher informações onde já serão analisados os deficit de aprendizagem e a instituição já poder criar um trabalho mais voltado para esta área.

De acordo com a aparição de novos interesses da parte seus alunos, a instituição pode ir adaptando seus meios para poder melhor atende-los. Esta tendência é bastante forte tanto para educação básica como também para a educação superior.

Big Data:

O Big Data na educação ajudará muito em sua personalização, extraindo de uma grande massa sua inteligência e dando dados a instituição muito relevantes para os alunos, como por exemplo seus pontos fortes e fracos.

Esta tendência fará com que as instituições trabalhem melhor nas deficiências de seu ensino resolvendo e evitando determinados problemas, trazendo também uma grande aproximação ao aluno.

Bom, sempre temos que ter um pé no futuro e pensar nas possibilidades para assim ter um grande diferencial e inovação. Nós da NoChalks sabemos perfeitamente bem que para a sua instituição acompanhar estas tendências, é preciso de uma Plataforma EAD com tecnologia de ponta como a NoChalks 3.0.

Buscar novas tecnologias e implementar de forma acessível é um lema muito importante não apenas para a instituição, como para seus alunos e a evolução da aprendizagem a distancia também.

Já uma plataforma EAD com aplicativos nativos além de trazer uma segurança maior para o conteúdo da instituição, traz mais conforto e segurança para seus alunos.

ESCOLHA UM ATENDIMENTO:
Contato por Chat CHAT
Contato por E-mail E-MAIL
Contato por Telefone TELEFONE
Contato por Whatsapp WHATSAPP