Você tem uma Instituição EAD ou uma loja virtual? Você não pode cometer estes erros!

Nos dias atuais, abrir um negócio próprio e dar início ao empreendedorismo em certo ponto de vista se tornou fácil. As lojas físicas se tornaram sites e assim possibilitando que um cliente efetue a compra e receba seu produto sem precisar sair de sua casa.

Além disto, o mercado online abrangeu um público ainda maior e com um intervalo de tempo muito curto. Hoje uma loja ou alguma empresa prestadora de serviços online do interior de algum estado, pode muito bem atender a grandes empresas de grandes cidades como São Paulo sem a menor dificuldade.

O crescimento do mercado online não abriu espaço apenas para novas empresas, como também abriu uma abertura de crescimento para empresas já concretizadas no mercado, vamos dizer físico.

Desde pequenas empresas a grandes redes aderiram ao mercado online para aumentar suas vendas e atingir um mercado ainda maior. Com isso, além de entrar em outro cenário competitivo, traz mais uma opção de compra ao consumidor.

Este novo tipo de comercio hoje em dia chamado de e-commerce trouxe junto consigo uma serie de fatores que de fato interferem diretamente com seu consumidor:

Preços competitivos: Não estou dizendo que na internet é mais barato ou que deva ser mais barato, mas se for fazer uma analise, de determinados produtos ou serviços em sua cidade e em sites, você verá que em partes deles seu preço é de fato menor em sites.

A grande vantagem deste fator é que gerou uma competitividade maior nos preços, essa vantagem é interessante tanto para a empresa quanto para o consumidor e é um grande precursor para trazer novas empresas para o mercado ou fazer as empresas trabalharem em outra vantagem competitiva.

Aumentou o público das empresas: Bom, estamos falando de uma rede em que conecta centenas de milhões de pessoas, agora o restante do raciocínio é matemática.

Trouxe produtos e serviços a locais que antes não tinham: A internet e o e-commerce trouxe junto com eles a acessibilidade. Empresas atuam em regiões que antes não tinham acesso a determinado produto ou serviço. Podemos dizer que isto é uma democratização do comercio.

Quando falamos deste novo mercado, não estamos limitando um determinado tipo de segmento, ou produto ou serviço, estamos falando isto de forma geral.

Um exemplo disto, em minha cidade não existe um curso de Inbound Marketing até o momento, eu tinha como opção viajar e fazer o curso em outra cidade, porém me geraria um custo muito alto, mas com a internet encontrei o mesmo curso online em uma plataforma de ensino a distancia.

Bom, o que quero mostrar neste exemplo é que uma empresa EAD conseguiu atingir um público-alvo sem ter alguma sede naquela cidade, precisou apenas de um site e uma estratégia de marketing para me atingir e assim fazer com que me torno cliente da instituição. Um detalhe interessante é que esta empresa trabalha unicamente com cursos a distancia.

Mas o tema principal deste artigo não é dizer as qualidades e a vantagens do mercado digital, para ser mais direto, este artigo é para falar diretamente com você, sua empresa e seu trabalho.

Existem dois tipos de empresa quando falamos de erros e problemas, as que trabalham de forma preventiva, e as que trabalham de forma corretiva.

Uma empresa que trabalha de forma preventiva se preocupa em identificar um problema ou algum erro em sua gestão antes mesmo que ele ocorra, para assim já tomar as medidas necessárias para evitar este problema e poder trabalhar com o menor atrito possível.

Já as empresas que trabalham de forma corretiva, esperam o problema acontecer para depois tomar medidas para soluciona-lo. Trabalhar um problema desta maneira pode ser algo necessário, mas não pode se tornar cultura de sua empresa.

Este artigo tem exatamente este intuito, agora que entendemos um pouco mais sobre o e-commerce, vamos entender erros comuns, que qualquer empresário pode cometer e podem trazer problemas ainda maiores para a empresa e até mesmo leva-las a falência.

Vamos chama-los de 7 pecados capitais do e-commerce. Estes erros são mais comuns que você imagina, e por isso a necessidade de falar sobre cada um deles.

Fiz uma pesquisa onde obtive diversas falhas no e-commerce, aprofundando em cada assunto cheguei a conclusão que estes erros, talvez não sejam os maiores ou mais comuns, mas se tornam os mais preocupantes e que devemos ter um cuidado muito. Então vamos lá!

Pecado 1: Não criar um nicho de mercado.

Não é nada interessante oferecer de tudo um pouco, abraçar o mundo com os braços curtos é um erro muito comum que as empresas cometem e podem trazer consequência tanto em sua marca quanto ao seu consumidor.

Oferecer um pouco de tudo faz com que sua empresa perca credibilidade, seu cliente pode ter receio de comprar em sua loja e até mesmo a própria empresa nesse caso não pode proporcionar uma boa qualidade em seus produtos e serviços.

Acredito que qualquer empresa tem como um de seus objetivos e se tornar uma grande referência em seu mercado, mas antes de definir este objetivo e começar a pensar como atingir este objetivo é necessário definir qual será o seu segmento.

Quanto mais especifico melhor, pense bem, se você definiu que seu mercado será no ensino a distancia, veja quantas áreas existem. Agora, se você definiu que seu segmento será o ensino a distância e fará cursos específicos na área de informática, você já começou a ter uma orientação melhor de seu negócio.

Segmentar o seu mercado é extremamente importante para seu sucesso, veja bem, O SENAI é uma grande referencia no Brasil no segmento de cursos de capacitação e cursos técnicos na área industrial, o SENAC já é uma grande referencia em cursos da área comercial e administrativa. Ambas possuem seu mercado bem segmentado e seus produtos bem direcionados a uma determinada área.

Mesmo que possuem alguns cursos em áreas diferenciadas, ainda conseguem interliga-los e sua credibilidade é consequência de seu segmento principal.

Sua empresa ou instituição deve estar com seu cliente do inicio ao fim de sua jornada de compra, se seu cliente comprou uma blusa, é bom oferecer ele uma calça que combine com esta blusa. Da mesma maneira no mundo EAD, se você oferece um curso básico de informática, por que não oferecer um curso avançado no mesmo lugar?

Seja um expert em seu mercado, desta maneira a sua marca falará por você mesmo.

Pecado 2: Ter um site desorganizado.

Você entraria em uma loja que ao chegar na porta, antes mesmo de entrar já se mostra suja e desorganizada? Acredito que sua resposta seja não. A mesma coisa é válida para seu site, ele deve ser o mais limpo e organizado possível, caso contrario pode espantar seu cliente de lá.

Atualmente surgiu um novo conceito, o Design thinking, que em um de seus temas abordados é a experiência do usuário. O usuário, no caso quem está acessando seu site deve ter uma experiência positiva desde o momento do clique.

Quando falamos que o site deve ser o mais limpo possível, não estou dizendo que deve ter poucas informações e sim que deve conter apenas a informações necessárias em cada etapa da navegação.

Acredito que este seja uma das maiores dificuldades das empresas online atualmente, pois veja bem, para conseguirmos fazer com que o site seja bem organizado e indutivo, temos antes que descobrir como é o comportamento de seu consumidor.

Devemos saber que quando o seu cliente clica em seu site, qual é a primeira coisa que ele procura, onde ele faz a sua busca, qual a informação ele quer obter primeiro, e desta maneira fazer com que seu site siga este passo a passo onde seu usuário se sentirá confortável durante a sua navegação.

No inicio pode ser muito difícil colocar isto em prática, neste caso é muito viável adquirir por softwares que mostra como é a navegação de seu usuário e assim você conseguir melhorar cada vez mais seu site.

Por fim, quando falamos de organização, digo que as informações devem ser colocadas em seu devido lugar, seu cliente precisa de uma carga informativa constante, porém útil para cada etapa de sua navegação e compra. Seu cliente tem que entender seu site e saber navegar nele desde seu primeiro acesso.

Neste ponto vale ressaltar que seu site deve ser como os corredores de um supermercado, seu cliente deve encontrar sabão em pó no setor de limpeza, e não no setor de gelados, não teria o menor sentido isto. Certo? Então por que teria sentido em um site de vendas?

Se seu cliente entrou numa área onde está procurando cursos para área de designer gráfico, não tem o menor sentido ter um curso de culinária lá entre estes cursos, lembre-se sempre disso!

Pecado 3: Não passar a carga informativa necessária

Uma dica para este caso é dar campos ou links para seu cliente encontrar as informações do produto ou serviço. Descrição técnica, precauções e cuidados, o que vem junto ao produto. O mesmo vale para cursos. Informe o que vem junto ao pacote, tempo de duração, grade curricular, modelos de pagamento, etc.

Em casos de cursos e treinamentos online, não se limite em colocar apenas informações do curso, insira informações da instituição e do professor também, mas de forma organizada e em seus devidos lugares.

É interessante dentro do próprio site, o cliente ter esta opção de pesquisa do que está comprando, desta maneira além de você está ajudando-o a conhecer aquele produto, você está impedindo-o de entrar em outro site para fazer esta pesquisa e comprando em outro lugar.

Lembre-se, seu cliente acessou seu site e está navegando nele por um proposito, é trabalho seu contribuir para ele atingir este proposito sem precisar de auxilio em outras plataformas.

Pecado 4: Não investir em Marketing

Ainda vivemos em uma época onde os empresários são resistentes a investir em marketing digital, e quase sempre tem o mesmo discurso que na internet é liberado e é grátis. Isto não se passa de um mito.

Realmente a internet é um campo aberto, porém já pensou o quanto isso faz o mercado lá ser mais competitivo? Pois então, essa é a verdade, por isso é crucial pensar em estratégias de marketing e investir no marketing digital.

Outra questão que vemos muito é que muitas empresas olham apenas o status que a empresa possui em seu mercado, mas esquecem de analisar que para chegar a este ponto é necessário muito trabalho e investimento.

Pense, qual empresa de refrigerantes sonha em ter o mesmo nível da Coca-Cola? Posso julgar que qualquer empresa deste mercado sonha com isso, mas, quantas empresas estão dispostas a investir em marketing e vendas como a Coca-Cola? Este é o “X” da questão.

Não estou falando que você deve gastar altíssimos valores para o Marketing de sua instituição, mas você deve separar uma parte de seu orçamento para isto com certeza!

Uma outra dica, não invista apenas em marketing a curto prazo, pode ser lucrativo agora, mas rapidamente já cai no esquecimento, o ideal é manter um investimento constante mas criar estratégias a médio e longo prazo.

Claro, quanto menos você precisar investir será melhor, mas jamais pense que não é necessário gastos para o Marketing. Este ponto faz um grande diferencial para o sucesso de seu negocio.

Pecado 5: Querer fazer tudo sozinho

Muitas empresas fecham cedo por este motivo, a vontade de querer fazer tudo sozinho. Ser um empresário é uma grande vontade de quase todo mundo, mas isso não é possível sozinho, até mesmo que ao abrir uma empresa, você precisará executar tarefas que talvez não seja de seu conhecimento.

Ter um sócio é uma opção, ou alguma parceria através de permuta e tudo mais. Mas talvez não seja exatamente o que você esteja procurando. Neste caso, peça ajuda a amigos em desenvolver algo necessário ou caso seja algo complicado, terceirize aquele serviço.

Mas assim isso não ficaria muito caro?

Bom, estamos sobre abrir ou administrar uma empresa, e isso não é possível sem ter os investimentos corretos, e acredite, pagar para fazer algo bem feito pode te trazer lucros ainda maiores.

Por isso oriento sempre a procurar um bom desenvolvedor para criar seu site, algum consultor de marketing para orienta-lo no carrinho de compras e experiência do usuário, em caso de cursos e treinamentos a distancia, uma plataforma de ensino que te dará todo apoio e suporte também é crucial.

Pecado 6: Comparar sua empresa com a empresa em outros segmentos

Criar uma pesquisa ou fazer comparativos com empresas de mercados totalmente diferentes do seu. Não é possível comparar uma Escola de Ensino a Distância com uma loja de eletrodomésticos online.

Mesmo que ambos trabalham totalmente online, seus produtos, preços e públicos são totalmente diferentes, sem contar que sua estratégia de vendas e marketing e planejamento administrativo também são distintos.

Faça pesquisas de mercado e analises dentro de seu segmento, procure por associações e órgãos competentes, pois eles sempre terão algum dado, artigo ou pesquisa a respeito do seu mercado.

Pecado 7: Dificultar o pagamento do cliente

Já se imaginou em uma loja, você compra um produto e tem uma burocracia enorme para o pagamento, tendo que preencher diversos formulários e termos? Seria uma experiência nada agradável, correto? Pois essa é a realidade de várias empresas principalmente no mundo virtual.

Independente do seu nicho, quando se abre uma loja virtual, seu intuito é vender algo e receber por aquilo, é o processo básico de vendas. Quem compra online, quer entrar no site, analisar o produto ou serviço, e ao decidir a compra, quer que o pagamento ocorra da maneira mais rápida possível.

Muitos clientes desistem de finalizar uma compra justamente por este motivo, e em números, isso pode fazer uma grande diferença em seus números. Lembra que acabamos de falar de Design thinking? O pagamento faz parte do processo do usuário e ele também deve ser trabalhado com todo cuidado possível.

Uma solução para este caso e que muitas empresas já adotaram é criar um login para o usuário, onde ele preenche os dados cadastrais apenas uma vez e dai em diante só fazer acesso a seu cadastro e efetuar sua compra tranquilamente.

Uma outra grande vantagem deste tipo de orientação é que você consegue o contato daquele usuário para campanhas de e-mail marketing, podendo assim encaminhar campanhas, promoções e novos produtos para seu cliente.


Agora você sabe sobres estes erros e algumas maneiras para evita-los ou corrigi-los. É importante sempre manter atualizado e buscar cada vez mais soluções para ter uma melhoria constante de sua loja virtual.

Se você acompanha nossos artigos, já deve ter percebido que nesta categoria “Gestão Comercial” não falamos diretamente sobre a NoChalks, falamos diretamente sobre você, que é empresário e em se dia-a-dia passa por grandes desafios em sua empresa.

A NoChalks é uma empresa feita para ajudar, seu produto, no caso a Plataforma de Ensino a Distância foi totalmente desenvolvida para ser a mais segura do mercado, além de ser centenas de recursos quanto a área administrativa, financeira, vendas e sala de aula.

O mesmo proposito em seu produto, é também passado diretamente para quem acompanha nosso trabalho, seja cliente ou não, pois o que realmente desejamos é que tenha cada vez mais sucesso!

ESCOLHA UM ATENDIMENTO:
Contato por Chat CHAT
Contato por E-mail E-MAIL
Contato por Telefone TELEFONE
Contato por Whatsapp WHATSAPP