O aspecto visual de uma plataforma EAD tem o poder de encantar e levar o público a ações específicas quando bem pensado, além de facilitar a navegabilidade. Ou seja, melhora a experiência do aluno e te ajuda a vender mais. Quem tem curso on-line sabe que tudo isso é crucial para ser sucesso no mercado.
São várias as técnicas desenvolvidas ao longo dos anos que indicam como construir uma plataforma de cursos EAD que converte. Atualmente, o termo técnico mais utilizado é User Experience Design – também conhecido como UX Design.
Mas ainda na época da internet discada, em 2002, foi lançada uma obra que tem os conceitos e práticas mais importantes para um site gerar vendas, em qualquer segmento. É o “Não me faça pensar”, de Steve Krug. O livro foi atualizado para que trouxesse a tona aplicativos e outros elementos que surgiram desde então.
Mas o preceito geral é que, como o nome indica, o internauta deve realizar o mínimo de esforço possível. O design deve facilitar o entendimento para que sites, aplicativos e plataformas on-line sejam de fácil navegabilidade. Ou seja, em segundos, o seu potencial cliente deve saber o que fazer em sua plataforma.
Além de melhorar a experiência, a UX Design deve estimular a ação que você deseja que o internauta tome. No caso de quem tem curso EAD, primeiramente, a compra.
Mais recentemente, também surgiu a UX Writing. Práticas textuais que também levam o usuário a tomar a ação que você planejou. Assim, aqueles micro-textos que já vem nos botões do e-commerce do seu curso são estrategicamente pensados. Aqui na Nochalks é assim.
Por mais que as práticas e tecnologia evoluam todo dia em um ritmo cada vez mais veloz, a aplicação de alguns princípios clássicos de design aproximam você de um layout que vai ajudá-lo a vender seu curso EAD. Muitos deles, inclusive, influenciam as regras de UX Design. São dezenas de conceitos, talvez até centenas, que são sempre atuais.
A diversidade é tão grande que há alguns princípios contrários. Não é porque essas diretrizes sejam confusas, mas porque escolher qual seguir depende de cada projeto. Quem está imerso em layouts para cursos on-line tem muita bagagem e sabe qual escolher.
Na Nochalks, em que nossa especialidade é oferecer uma plataforma de excelência em educação à distância, já aplicamos diversos desses princípios clássicos e temos dados que balizam nossas escolhas.
Os fundamentos do design, além de otimizarem as conversões, resultam em um layout que agrada aos olhos. Beleza também se põe a mesa. Ainda mais depois de sabermos que atualmente meio segundo, apenas, é o que o ser humano leva para formar uma boa primeira impressão. Essa foi a conclusão de pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Grã-Bretanha.
O visual é um dos primeiros elementos avaliados pelo cliente. Isso porque antes de ler ele vê a sua plataforma.
Outra vertente do conhecimento que aplicamos é a neurociência. É tão poderosa que hoje existe o neumarketing também, pois vários estudiosos se dedicaram a estudar o cérebro humano para realizarem campanhas de vendas que surtissem mais efeito. Nas plataformas EAD, também é possível aplicar essa ciência. Quando bem utilizada, a neurociência aplicada no layout do curso, e até nos textos, além das suas ações, pode aumentar muito suas conversões.
Na Nochalks nós estamos sempre atualizados sobre todas essas técnicas e o mais importante: aplicamos e testamos tudo que temos disponível.
A User Experience Design, por exemplo, coloca o usuário no centro do desenvolvimento. No caso do Nochalks, estudamos como seu cliente interage com a plataforma para melhorar as chances de sucesso do seu curso, tanto de venda como de uso.
Só que tão importante do que conhecer todas as teorias é acompanhar os resultados, transformar teoria em prática e resultados para você. Por isso, tudo que fizemos até aqui foi testado. Quando o efeito não é o desejado, realizamos os ajustes. Daí, testamos novamente e nunca paramos de analisar nosso layout para que ele seja sempre campeão de vendas.
O resultado é uma plataforma atrativa e que converte.
A Nochalks tem clientes no Brasil e exterior. São centenas de empresas atendidas que sempre nos dão feedback sobre nosso layout e outros recursos da plataforma de cursos. A estética causa impacto, muito importante na primeira impressão, como relatam nossos gestores de cursos on-line.
Você pode vir com outro questionamento.
“E minha identidade visual, como que fica, já que o layout é pré-fabricado?”
Também sabemos da importância de ter uma marca forte no mercado. Por isso, há recursos para você personalizar a plataforma com sua identidade visual. Assim, seu logo e cores, por exemplo, estarão o tempo todo presentes no ambiente de aprendizagem EAD.
Dessa forma, você terá um layout pensado para vender e ao mesmo irá trabalhar aspectos do branding. Ter uma estética coerente com sua identidade visual também vai aumentar as vendas, já que o ser humano sente-se seguro ao notar que há um padrão, como a neurociência indica. Isso vale para tudo. No caso do curso EAD, se seu potencial cliente encontrar um layout alinhado à comunicação que você usa em outros canais você sai na frente.
Ou seja, a personalização também vai ajudá-lo a ter um layout campeão de vendas.
Entre em contato com nosso time e peça uma demonstração!