Uma das vantagens da Internet é quebrar as barreiras geográficas mais facilmente. Assim, o que é publicado no Brasil pode estar acessível em todo mundo. Pode é a palavra certa, pois há um porém que faz do seu curso EAD restrito geograficamente se você não observar um detalhe.
A língua é a barreira que você precisa quebrar para que seu curso on-line possa ser vendido fora do Brasil. No entanto, não basta estar disposto a investir em tradução. É preciso ter uma plataforma de treinamentos on-line multi-idiomas.
Você tem duas opções:
Desenvolver um ambiente virtual do zero para seu curso com ambientes multi-idiomas. Vai demorar mais tempo do que se fosse de um idioma apenas e, por consequência, demandará mais investimento.
Escolher uma plataforma com esta opção: a Nochalks, por exemplo, já é trilíngue – português, espanhol e inglês. Os textos do sistema já são traduzidos. Já o seu conteúdo, precisará ser traduzido por você. No entanto, o ambiente chega pronto para você colocar o texto traduzido.
A língua inglesa dispensa apresentações, mas cabe reforçar a força deste idioma com dados. Falada por 360 milhões de nativos e aproximadamente 500 milhões de pessoas, o inglês é o segundo idioma mais falado da planeta. Para o mundo dos negócios e universitário, o idioma lidera a lista dos mais importantes.
Os motivos são óbvios, pessoas de todo mundo têm o inglês como segunda língua.
Outro dado relevante para quem tem curso EAD: 53% dos sites de todo mundo são em inglês. Ou seja, se você quer ampliar o alcance do seu curso on-line, considere traduzi-lo para o inglês e uma plataforma que já facilite esta tarefa para você.
Quem oferece um curso on-line em espanhol amplia muito as possibilidades de lucros. No ranking de idiomas com maior número de falantes nativos, o espanhol supera o inglês. São 400 milhões de pessoas que têm o espanhol como a língua mãe.
Nos Estados Unidos da América (EUA), ele é a segunda língua mais falada. Além dos hispânicos que procuram por oportunidades no país, as escolas americanas ensinam o idioma. No total, 41 milhões de pessoas falam espanhol na terra do tio San. A previsão é que até 2050 os EUA sejam o segundo país que mais fala espanhol no mundo.
Na lista de melhores idiomas para negócios, o espanhol é a segunda melhor língua também devido a todos os motivos que citamos anteriormente, de acordo com a Language Magazine.
Para nossa felicidade, o português traz muitas oportunidades. É a sexta mais falada no mundo e ocupa a mesma posição entre as melhores línguas no mundo dos negócios. É a língua mãe de 250 milhões de pessoas em países como Portugal, Goa, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor Leste.
Segundo a Language Magazine, a demanda por profissionais que falem português nos EUA foi a que mais cresceu.
Assim, nossa língua materna é bem generosa em oportunidades de negócios para nós.
A resposta desta pergunta vai depender de como é seu mercado em países de língua espanhola e inglesa. Normalmente, inglês é uma língua certeira por estar entre os idiomas mais falados nativamente e ser o segundo idioma de muita gente. Mas é preciso considerar o espanhol também – idioma repleto de possibilidades, como mostramos.
Outro ponto a se avaliar é a relevância do seu conteúdo nos países que falam inglês e espanhol. Talvez, para sua área, locais em que a língua espanhola é falada seja mais interessante do que os de língua inglesa e vice-versa.
Você se lembra da imagem que formou em sua mente sobre um site que tem mais de um idioma? Provavelmente, você avaliou a empresa que tem conteúdo em mais de um idioma positivamente. A primeira impressão é de que quem está por trás do curso já conquistou o mercado internacional. E para isso, sabemos: a empresa tem que oferecer excelência aos clientes.
Obviamente, o primeiro passo para que isso aconteça, de fato, é apresentar-se nos idiomas mais estratégicos para você.
Uma empresa que se preocupa em apresentar-se em idiomas além da língua mãe mostra que tem uma boa estrutura. Na Nochalks, nós sabemos o quanto isso é relevante e é por isso que a plataforma do curso EAD já vai com o ambiente preparado para você ser “poliglota”.
O gigante das buscas Google avalia cerca de 250 fatores para decidir o posicionamento das páginas. Muitos desses pontos são relacionados às palavras-chave. Resumidamente, elas são termos ou expressões que as pessoas usam para pesquisar on-line. Dessa forma, você só estará no ranking do Google de outros países se oferecer conteúdo na língua dos locais em que você deseja estar.
E como o Google é um grande canal de descoberta, vale a pena investir em um curso EAD multi-idiomas se sua intenção é conquistar mercados internacionais.
Na plataforma Nochalks, os textos do sistema já vem traduzidos para espanhol e inglês. Mas nós não oferecemos a tradução dos conteúdos. Assim, você deve contratar um tradutor. Os programas de tradução automática não oferecem a qualidade de um trabalho feito por um especialista. Por isso, não são as ideais para se utilizar. A tradução mal-feita provoca estranheza e, consequentemente, desconfiança sobre a credibilidade do curso.
Dessa forma, vale a pena investir no trabalho de um tradutor. Afinal, com a possibilidade de alunos estrangeiros comprarem seu curso, você pode receber em moedas bastante valorizadas – como dólar e euro. O investimento vale a pena e você terá uma imagem muito mais valorizada. Tanto no seu país de origem quanto no exterior. Um curso que conquistou alunos fora do país ganha uma credibilidade grande.