Vantagens e desafios de ter ou criar a sua escola online, o seu curso online.

Vamos falar agora de um outro desafio muito grande que é a questão do conteúdo. Um conteúdo interativo, um conteúdo que seja dinâmico, um conteúdo que seja atrativo.

Trazendo isso pra uma outra seara, a seara aí da população que não tem acesso a duas telas porque em um cenário que a pessoa tem uma smart TV que ela pode pegar o conteúdo do smartphone espelhar na smart TV assistir aula na TV colocar um notebook ali no sofá ou na cama e trazer ali pra fazer uma anotação, treinar aquilo ou praticar aquilo que ela tá assistindo é utopia.

Vantagens e Desafio de criar curso online – Parte 1: Custos

A utopia que eu falo porque é ótimo estudar desse jeito, mas nem todo mundo, nem todos os alunos têm essa condição. 

Muitas vezes ele vai estudar no smartphone dele. Talvez ele consiga espelhar o smartphone na TV, mas ainda assim ele vai ter um notebook de apoio? E se ele tiver somente o smartphone? Somente o mobile para poder assistir às aulas, como que esse cara vai fazer? 

Nesse ponto, você tem que se preocupar, sim, na hora de produzir uma aula, é um desafio muito grande, você se preocupar em “pô, deixa eu pensar na minha persona aqui”, né, no aspecto do marketing.

O cara que assistiu no desktop legal, ele pode colocar de um lado, anotar aqui e tal. A pessoa que assistiu na TV, como que vai ser? Eu vou colocar um QR code ali pra ela poder ler com o smartphone uma interação, um exercício? Olha a sacada. QR Code gente, live tu teve doação, não teve?

Vantagens e Desafios de criar curso online – Parte 2 : Monetização

TV, você tá conversando com a pessoa que tá assistindo a Smart TV? E a pessoa que tá no desktop, você tá conversando com ela? Ela vai anotar. E agora, a maioria do tráfego do mundo é smartphone. E esse cara, você tá conversando com ele?

Seu curso tá conversando com um cara que só tem o telefone pra assistir aula, que vê ali a telinha de lado, coloca em cima da mesa, bota o fone no ouvido e senta, muitas vezes na sala de jantar, porque não tem um escritório em casa. Ou à noite em casa, num sofá, ou na cama, porque está cansado, trabalhou o dia todo.

Professora transmitindo curso online

Sua plataforma está conversando com esse cara? O seu curso está conversando com esse cara? Como você vai interagir, manter a atenção desse cara.  Dessa pessoa que tá assistindo através do smartphone. 

Eu falei desse cara, desse cara independente de quem seja, da pessoa que estiver assistindo. Você precisa ter ali marcação de vídeo. A pessoa poder anotar em cima do vídeo aquilo que ela quiser, ela pode marcar o capítulo, o o vídeo em full screen é legal, mas como que a pessoa vai fazer anotação? 

Vantagens e Desafios de criar curso online: Parte 4 – Preocupação Pedagógica

Na mão?  O que você vai falar na aula? Falar “ ó, pausa o vídeo, pega um papel e anota,” isso é na hora de você gravar. Olha, se você tiver assistindo o smartphone, pausa o vídeo, faz isso. Se você estiver assistindo em uma TV, vê aqui no QR Code.

Tem que pensar nisso, isso é uma sacada fantástica para gerar resultado pro seu aluno. Na hora de gravar a aula, pense, como que vai ser legal a pessoa que tiver assistindo o smartphone? Como que vai ser a pessoa que tiver assistindo o desktop e como vai ser a pessoa que estiver assistindo a Smart TV.

Você mentalizando isso, se colocando no lugar do aluno, vai conseguir meios de fazer um conteúdo muito mais legal. É um desafio grande, mas é um desafio que se você tiver esses três pontos, esse pensamento, se colocar no lugar dessa persona desses três alunos você vai conseguir vencer esse desafio, por quê? 

Você domina seu negócio, você já domina o conteúdo, agora é só entender essa parte. E eu tô falando isso, parece às vezes, para algumas pessoas, pode ser óbvio, né? 

Mas pra maioria não é, você pode ver curso aí que tem cursos horrorosos, que não dá pra você assistir em lugar nenhum, que o professor não se preocupa de jeito nenhum.

S E O. O que é? Para que serve isso?

Então, se preocupe, por quê? Existem plataformas ead, Nochalks por exemplo, é uma delas que te ajudam. A interagir com a pessoa. Faça lá cada capítulo, faça uma aula 360º.

Como assim? É 360º. Pensa, o cara está lá deitado, cansado. De repente você faz uma aula que você está no estúdio. Que a pessoa pode colocar o viewer. Manda aquele óculos barato de plástico, vinte reais, trinta reais. A hora que o cara fizer a inscrição no seu curso.

Traga alguma coisa que seja tangível pra ele, manda pra casa dele isso, vai custar barato pra você. Depende lógico, depende do valor do curso que você tem e grava uma aula trezentos e sessenta, um webcam trezentos e sessenta, porque o aluno vai poder olhar algo os lados e ver aquilo que você fez.

Computador realizando hospedagem de curso online

Não precisa ser a melhor coisa do mundo, precisa ser interativo, só do cara ver, se o cara já tinha uma aula trezentos e sessenta no seu curso inteiro, ele vai falar pro amigo no bar, ele vai falar pro parente, ele vai falar pro filho, ele vai falar pro pai, isso gera um buzz legal e tem tudo a ver com a questão mobile.

Utilize o trezentos e sessenta. Isso também vai impactar o seu negócio positivamente de uma forma absurda. Nossa, qual a plataforma que oferece trezentos e sessenta que o player funciona? Oi, Nochalks.com. Grande abraço e eu te vejo do outro lado da plataforma.

ESCOLHA UM ATENDIMENTO:
Contato por Chat CHAT
Contato por E-mail E-MAIL
Contato por Telefone TELEFONE
Contato por Whatsapp WHATSAPP