20/09/2022

Vantagens e Desafio de criar curso online – Parte 1: Custos

Vantagens e desafios para você criar o seu curso online. 

Vamos falar agora de uma vantagem muito grande, a vantagem do custo baixo. 

Nossa, mas você tá falando que o custo é baixo pra fazer um curso online? Sim, o custo é baixo, pra você fazer um curso online.

Depende muito da ideia de quem você vai. Eu já fui em cursos presenciais, na época do boom do marketing digital no Brasil, que era um grupo de pessoas que se auto referenciam. 

Então, um vendia um curso, vamos lá, de marketing, “como divulgar seu curso”. 

O outro vendia, aí ele referenciava um cara de marketing em tráfego pago. Ele referenciava um cara de marketing de tráfego orgânico, mais dois mil e tantos reais. 

E os dois referenciavam outro cara pra edição de vídeo. Esses outros três referenciavam outro cara pra montar um estúdio. Esses quatro referenciavam outro cara pra autodisciplina, motivação. Todos eles referenciavam um cara de academia, pra você cuidar do corpo, porque sem corpo você não vai ter energia e tal e coisa. 

Então é legal. É legal, se tiver condição de pagar, é legal, tem lá uns cursos bacanas, você sempre tira alguma coisinha bacana do curso, mas ninguém saía de lá sem comprar uma plataforma, comprar um curso de outro colega desse grupinho fechado. Então, que que eu aprendi com isso?

Eu aprendi que é bacana, se tiver lá dez mil reais, quinze mil reais pra jogar fora, você pode fazer isso, não é de todos jogar fora, talvez eu peguei um pouquinho pesado. Mas você tira coisinhas legais ali de cada um desses cursos.

Ainda assim não precisa disso pra você criar o seu curso online, você precisa ter um norte. Eu sempre falo que o empresário não pode ser assim, não pode ser cego quanto aquilo que acontece na sua empresa, tem que entender o marketing que você for fazer, ele não precisa saber fazer na mão, mas ele tem que entender o que tá se passando. 

Tem que entender gestão, entender um monte de coisa, mas ele tem que entender, então custo, é o seu custo de tempo, você não precisa desse tanto de curso e um microfone bom, ah, eu vou comprar um microfone. Cara, celular foi feito pra falar.

Smartphone é outra vibe, mas o celular foi feito pra falar, o microfones de smartphone são excelentes, são excelentes, lógico que você precisa ali um tratamento acústico. Ah, então vou ter que montar um estúdio. Não, você pode colocar um cobertor, um edredom, assim ó, ao lado da parede que já absorve toda a reverberação.

Fazer a gravação de madrugada, sim, eu conheço gente que fazia gravação de madrugada que era o horário que tinha o menor fluxo no escritório. 

Câmera, câmera não preciso falar. Smartphone.

Vai ter que aprender a gravar a tela do computador, porque eventualmente você vai precisar gravar a tela do computador, pra isso tem o canal do YouTube nosso aí ó, “curso de OBS gratuito”, Mamão com Açúcar, gente, facinho, gravar tela, exportar, colocar, editar vídeo, é bom você ter um norte, mas tem um monte de aplicativo, que edita.

Pode transacionar vídeo do notebook pro celular e vice-versa. Tem um monte de layouts prontos para edição que você não precisa nem ser aquele editor de vídeo maravilhoso. 

Principalmente no começo. Se você já está no nível intermediário o custo ainda vai ser baixo, por quê? Porque você precisa alocar uma vez aí uma produtora para fazer seu curso, depois a atualização. Então, o custo ele tem que ser baixo para que o seu negócio possa escalar e pra gente falar de vantagens, que é o que a gente vai falar aí nos próximos vídeos. Então, um grande abraço.

ESCOLHA UM ATENDIMENTO:
Contato por Chat CHAT
Contato por E-mail E-MAIL
Contato por Telefone TELEFONE
Contato por Whatsapp WHATSAPP