Será que já podemos dizer que a internet está sendo tomada pelos conteúdos em vídeo? Com toda certeza!

A ascensão espontânea e arrasadora de plataformas como o TikTok (que é focada em conteúdos de vídeo) mostra os rumos que os usuários da internet estão traçando. O conteúdo em vídeo já é o presente e será o futuro. 

Curso grátis: Como gravar e produzir cursos online.

Já podemos ver algumas alterações no mercado quando o Meta, que controla a rede social Instagram, resolve criar os “Reels”. Os Reels, nada mais são que uma tentativa de surfar na onda dos vídeos publicados no TikTok. A ideia é trazer para dentro do Instagram, esse público que consome e cria conteúdos em vídeo.  

Mas essa evolução dos meios digitais com a alta do consumo de conteúdos em vídeo fica restringido às redes sociais? Não mesmo. A crescente no consumo de conteúdos audiovisuais se estende para áreas mais sérias e profissionais como os cursos online.

Nunca foi tão fácil criar, publicar e vender cursos na internet. Antes, os cursos eram vendidos via internet mas eram entregues em CDs e DVDs via correio. Hoje, isso não é mais a realidade.  

Basta ter conhecimento em alguma área e você já está apto a vender cursos. Existem inúmeras formas e é sobre isso que iremos tratar em nosso artigo de hoje!

 

Por que hospedar cursos privados?

Você quer vender cursos online, certo? Quer ter segurança, controle e performance nas vendas. 

Então é preciso considerar que não dá para colocar seu conteúdo em qualquer lugar. É preciso pensar na privacidade do seu curso online. Mas por que?

Precisamos pensar no curso online como um produto digital. Logo, ele permeia um ambiente que pode ser um tanto “perigoso”, que é o ambiente da internet. Na internet existem várias formas de burlar regras, de vazar conteúdos e etc. Por isso, publicar seus cursos online de forma privada se torna essencial.  

Pense comigo, imagine que você vende um curso de marketing. Um dos seus primeiros alunos baixa todas as aulas do seu curso e reposta, ou envia, para todos os amigos e parentes que ele conhece. 

Olhe a quantidade de alunos que você deixou de adquirir formalmente. Esse é o princípio da pirataria. Assim, se torna essencial que seus cursos online possuam uma plataforma que garanta a segurança contra downloads indevidos e a reutilização (e revenda) não autorizada do seu conteúdo comercializado. 

Hoje trazemos 2 formas de hospedar cursos privados. Nem todas são ideais, mas a ideia é mostrar as vantagens e desvantagens de cada uma para que você faça a melhor escolha para o seu conteúdo em vídeo. 

Curso grátis: Como aumentar a venda de cursos online.

 

1 – Utilize uma plataforma EAD para hospedar cursos privados.

Você já conhece esse termo? “Plataforma EAD”? É um termo constantemente utilizado  no mercado do ensino a distância. Esse termo representa as soluções digitais que são pensadas e desenvolvidas pensando exclusivamente no uso para fins educacionais, como a venda de cursos online.

 

Essas plataformas foram desenhadas, desde o primeiro dia, com o mercado de educação em pauta. Isso significa ter ferramentas e possibilidades específicas para essa área.

Uma plataforma EAD completa e segura irá garantir gestão completa de alunos, notas, acesso e etc. Além de possuir parâmetros rígidos de segurança que irão proteger o seu conteúdo de downloads indevidos e também os dados dos seus alunos e usuários. 

Importante: Na hora de escolher uma plataforma EAD não deixe de dar preferência para plataformas nacionais. No Brasil existem grandes empresas que desenvolvem grandes plataformas de educação a distância, e o benefício maior é que os pagamentos pelo uso das plataformas será sempre em reais. Isso evita problemas com a variação de câmbio.

Uma excelente plataforma EAD é a Nochalks, do grupo JMV Technology. A Nochalks possui todos os atributos necessários à uma grande e completa plataforma EAD. Com protocolos de segurança de conteúdo de nível internacional, a Nochalks desponta como uma das melhores opções do mercado, além de possuir um excelente custo benefício quando pensamos na escalabilidade de cursos online.  

Curso grátis: Como transmitir para todas as redes sociais ao mesmo tempo.

 

2 – YouTube para hospedar cursos privados?

Você quer publicar cursos online para vender acesso a eles e quer utilizar o YouTube? Bom, é possível, mas será que é inteligente?

O YouTube é, sem dúvidas, a maior plataforma de vídeo da internet. Os seus números estão consolidados e estão em constante crescimento. Com toda certeza, o YouTube é o lugar ideal quando queremos divulgar algum conteúdo aos quatro cantos do planeta e queremos ser vistos pelo maior número de pessoas possível. Mas ao vender cursos online não é isso que almejamos, certo? 

Bom, pelo menos não o curso por inteiro né? Se a ideia é vender o acesso ao curso, não seria inteligente colocarmos ele em uma plataforma onde a visualização pode ser feita por qualquer pessoa.

“Ah, então é só publicar o vídeo em modo “não listado” e enviar o link somente para aqueles que pagaram pelo acesso.”

Não sejamos ingênuos. O YouTube é uma plataforma universal, utilizada por todos. Não é difícil imaginar que esse link enviado à pessoa poderá ser reenviado a outras milhares de pessoas com algumas simples mensagens. 

Além disso, por ser uma ferramenta muito utilizada globalmente, o YouTube possui inúmeras ferramentas secundárias que funcionam dando algum tipo de recurso a mais para os usuários da plataforma. Uma dessas categorias de ferramentas secundárias são os plugins de download. 

São ferramentas que conseguem baixar qualquer vídeo publicado no YouTube em segundos. Algumas dessas ferramentas ainda vão além e ao realizar o download já geram também a transcrição desse vídeo em texto.

Certeza que quer confiar seu conteúdo a um ambiente pouco seguro como este? 

O YouTube pode, e deve, ser utilizado para divulgar os seus cursos online. Você pode publicar trailers, realizar aulas ao vivo, apresentar cursos novos e gerar conteúdo que trará mais assinantes para os seus cursos. Mas sempre os levando para sua plataforma EAD, que é o melhor espaço para hospedar cursos privados.  

ESCOLHA UM ATENDIMENTO:
Contato por Chat CHAT
Contato por E-mail E-MAIL
Contato por Telefone TELEFONE
Contato por Whatsapp WHATSAPP